No dia 17 de agosto, o Movimento de Emaús da Arquidiocese de Florianópolis festejou os 50 anos de sua fundação ocorrida em 1974. A missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ e concelebrada pelos padres Vítor Galdino Feller, Diretor Espiritual do Movimento e Vilmar Vicente Adelino, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz Gonzaga.
A celebração aconteceu na Capelania Militar Cristo Rei, na Trindade e reuniu mais de 400 pessoas, todas com forte ligação com o Emaús. Um dos destaques foi a participação de mais de 50 violeiros e cantores que animaram a missa.
Na homilia, Dom Wilson destacou a importância do Emaús na Arquidiocese, na formação das lideranças católicas em todos as áreas da sociedade e, principalmente, nas comunidades paroquiais e pastorais. O Arcebispo convidou a todos a entoar o hino do Emaús: Rumo Certo, que faz lembrança aos três dias de retiro, onde os jovens têm a oportunidade de realizar um profundo encontro com Cristo e vivenciar a alegria pascal num encontro de conversão e aprofundamento da fé. Na missa, foram homenageados dois representantes dos primeiros cursos do Emaús em Florianópolis. Edmundo Simone Neto, que participou do 1º Emaús Masculino, entre os dias 15 e 18 de agosto de 1974 e Ingrid Tremel Barbato, cursista do 1º Emaús Feminino, realizado entre os dias 3 e 6 de outubro de 1974.
Após a missa, a comunidade se reunião no Paula Ramos Esporte Clube, para um jantar festivo, onde foram prestadas diversas homenagens às pessoas e organizações que marcaram esses 50 anos do Emaús em Florianópolis. Com o tema: Emaús, Caminho da Alegria, a decoração expôs painéis com um resumo de algumas atividades do Movimento nesses anos, a participação nos eventos da Arquidiocese, Jornada Mundial da Juventude, Encontros Nacionais de Emaús, bem como na realização da Encenação da Paixão de Cristo, Serenatas de Natal, Escolas Missionárias, Aprofundamentos e muitos outros.
Um dos grandes momentos da festa foi a homenagem ao Monsenhor Francisco de Sales Bianchini, fundador do Movimento de Emaús em Florianópolis, que participou do curso em São Paulo em 1968 e trouxe a metodologia e as equipes de São Paulo e Varginha para realizarem os primeiros cursos na Capital catarinense. A sobrinha de Bianchini, Andressa, recebeu a homenagem em nome do fundador.
Além de Monsenhor Bianchini, foram homenageados: Pe. Carlos Rogério Groh, Diretor Espiritual entre os anos 2006 e 2008; Pe. Vítor Galdino Feller, Diretor Espiritual desde 2008; Marcelo Henrique Câmara, jovem de Emaús que está em processo de beatificação; Ex-presidentes do Movimento; Secretariado Nacional de Emaús; Subsecretariado de Emaús de Brusque, fruto do Emaús de Florianópolis, Casa Lar Emaús, ação social criada por membros do Emaús em 1993 e o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson.
Ainda na cerimônia, foi lançado o CD de músicas dos 50 anos, onde os cantores de Emaús se reuniram e fizeram uma gravação especial para a comemoração do Jubileu de Outro do Movimento em Florianópolis. Todas composições de autores locais que ainda não estavam registradas em mídia digital, que contaram com a participação de integrantes do Emaús de diferentes épocas. As músicas podem ser acessadas pelo link: youtube.com/@EmausFloripa.
Saiba mais:
O Movimento de Emaús foi fundado em junho de 1968, em São Paulo, pelo monsenhor Benedito Calazans e uma equipe de leigos. Inicialmente, foi denominado como Encontro da Juventude e em 1972 recebeu o nome de “Emaús – Curso de Valores Humanos e Cristãos”. O movimento tem São João Batista como padroeiro.
Em Santa Catarina, o grupo pioneiro foi fundado em Jaraguá do Sul, que pertence à Diocese de Joinville, pelo padre Elemar Scheid. O monsenhor Francisco de Sales Bianchini foi o responsável pela fundação do Emaús na Arquidiocese de Florianópolis, em agosto de 1974.
É uma associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, vinculada à Arquidiocese de Florianópolis e que tem como objetivo principal a formação de lideranças jovens para a sociedade, tendo como fundamentos os valores humanos e cristãos. Para cumprir este principal objetivo, o Movimento de Emaús promove anualmente quatro Cursos de Valores Humanos e Cristãos e mantém diversos grupos jovens e de casais.
Os Cursos de Valores Humanos e Cristãos têm duração de três dias, e são complementados por cursos periódicos de aprofundamento e Escolas Missionárias mensais. Em 2023, o Movimento chegou a dez mil jovens que realizaram o curso.
As pessoas que atuam no Movimento de Emaús em Florianópolis participam de grupos de jovens ou de casais voltados para o aprofundamento e a prática de valores humanos e cristãos.
Fotos: Eduardo Beltrame
Texto: Frederico Tadeu da Silva