O Movimento de Emaús celebrou, no dia 1º de fevereiro, a missa em comemoração pelo aniversário de 100 anos do Monsenhor Bianchini. A celebração foi presidida pelo Pe. Vitor Feller, Orientador Espiritual do movimento e Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis, e aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Vitor Konder no Centro da capital.
Monsenhor Bianchini é o responsável por trazer o Movimento de Emaús à Arquidiocese em 1974. O seu objetivo era propiciar cursos e vida em comunidade para os jovens.
Quem foi Mons. Bianchini?
Francisco de Sales Bianchini (in memorian) nasceu em Brusque, Santa Catarina, em 29 de janeiro de 1925, filho de Ernesto Bianchini e de Elisa Hassmann Bianchini. É o 10º filho de Elisa, mãe cristã que muito rezava para ter um filho sacerdote. Seu lar, de tradicional família brusquense, foi de fé católica e de disciplina sem moleza.
Sentindo-se vocacionado, ingressou no Seminário Menor de Azambuja, perto de sua residência, e, após os estudos clássicos, seguiu para São Leopoldo, RS completando os estudos filosóficos na severa disciplina jesuítica. Ali recebeu e introjetou a clareza do pensamento escolástico e da lógica tomista. Pe. Bianchini era um homem lógico e tudo para ele era tão simples como um silogismo. Mas, a realidade é um pouco mais complexa.
Em agosto de 1947, foi surpreendido com a comunicação do Arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, para que se dirigisse a Roma onde cursaria Teologia. E, no mês seguinte, embarcava no navio que o levava à Roma onde, por 4 anos, residiu no Pontifício Colégio Pio Brasileiro e estuda na Universidade Gregoriana.
Foi ordenado presbítero em Roma em 08 de dezembro de 1950, na Igreja del Gesù, monumento do barroco jesuítico onde chamam a atenção os mármores de Bernini descrevendo a vitória da Igreja sobre as heresias. Seu lema: “Tu és sacerdote para sempre”, e foi vivido com intensidade e fidelidade por quase 60 anos.
Em 15 de agosto de 1974 trouxe para a Arquidiocese de Florianópolis o Movimento de Emaús, fundado por Monsenhor Benedito Calazans, em São Paulo, e orientado para os jovens universitários. Milhares de jovens subiram à antiga Casa de Retiros no Morro das Pedras a fim de participarem do Curso de Valores Humanos e Cristãos, com duração de três dias. Ao retornarem, os participantes eram convidados a integrarem equipes de cultivo espiritual e de formação semanal através das Escolas Missionárias, grupos de jovens e cursos periódicos de aprofundamento, atividades essas que perpetuam até hoje. Atualmente, o Movimento de Emaús Florianópolis é conduzido pelo seu orientador espiritual Padre Vitor Feller.
Monsenhor Francisco de Sales Bianchini faleceu no dia 26 de outubro de 2010 e repousa no Cemitério Jardim da Paz. No dia 29 de janeiro comemoramos seu aniversário e, em 2025, Monsenhor estaria completando 100 anos de vida. Para marcar esse momento e recordar a passagem de Monsenhor Bianchini entre nós, foi celebrada, no dia 01 de fevereiro, uma missa em homenagem ao sacerdote na Igreja Nossa Senhora da Conceição, que aos sábados às 19h o Movimento de Emaús Florianópolis é responsável pela Santa Missa.
Dom Murilo uma vez disse: “Pe. Bianchini! Que, como estrela no céu de nossa Arquidiocese, ele possa iluminar muitos outros pelos caminhos da virtude. Amém!”
Com informações e fotos do Emaús Floripa