“Fraternidade e amizade social” é o título da encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, publicada em 2020. A Campanha da Fraternidade deste ano desenvolve o mesmo tema – “Fraternidade e amizade social” –, com o lema bíblico: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A partir da fé cristã a fraternidade e a amizade social vão além das relações pessoais e abrangem a responsabilidade coletiva de construir uma comunidade justa e solidária, por meio de laços sólidos e fraternos entre as pessoas e em nossas comunidades.
Um mundo sem fronteiras
O Papa Francisco destaca a fraternidade como um princípio essencial para a construção de uma sociedade justa e equitativa, em vista de um mundo sem fronteiras. Ele nos convida a enfrentar as sombras de um mundo fechado, a superar as barreiras que nos separam, sejam elas sociais, econômicas ou culturais, e a buscar uma verdadeira amizade social que promova o bem comum. Essa é a perspectiva do Evangelho, que nos interpela à vivência da solidariedade, da empatia e da compreensão mútua para enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo.
A cultura do diálogo
Um mundo sem fronteiras, onde ninguém seja descartado e excluído, só pode ser construído pelo diálogo. Assim o propõe o Papa Francisco: “Aproximar-se, expressar-se, ouvir-se, olhar-se, conhecer-se, procurar compreender-se, procurar pontos de contacto, tudo isto se resume no verbo “dialogar” (…). Não há necessidade de dizer para que serve o diálogo. Basta-me pensar como seria o mundo sem o diálogo paciente de tantas pessoas generosas que mantiveram unidas as famílias e as comunidades. O diálogo perseverante e corajoso não transforma as notícias em confrontos e conflitos, mas ajuda discretamente o mundo a viver melhor, muito mais do que podemos imaginar” (FT, n. 198).
Uma sociedade justa
A Campanha da Fraternidade deste ano reforça a importância da amizade social na construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. Ela nos convida a refletir sobre como podemos ser agentes de transformação em nosso meio, promovendo a fraternidade e a solidariedade em todos os aspectos da vida social. Nesse sentido, o objetivo da CF-24 é: “Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”.