Artigo: “Quaresma de Campanha da Fraternidade”, por Padre Vitor Galdino Feller

>
>
Artigo: “Quaresma de Campanha da Fraternidade”, por Padre Vitor Galdino Feller
A Quaresma é o tempo litúrgico de 40 dias que antecedem à Páscoa. Foi instituída pela Igreja nos primeiros séculos do cristianismo, como tempo favorável para os últimos preparativos dos que iriam ser batizados na noite da Vigília Pascal. Mais à frente, a Quaresma passou a ser proposta para todos os fiéis, como tempo de preparação para a Páscoa.

Oração, esmola, jejum

A orientação da Igreja é que os batizados pratiquem os três atos de piedade, que já eram praticados pelos judeus, como se pode ler no discurso evangélico de Jesus (Mt 6,1-18). Atos religiosos que fortaleciam o bem-estar espiritual e moral do fiel, em sua relação com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Os cristãos assumiram esses atos numa perspectiva cristológica. Lembremo-nos de que Jesus praticou e ensinou aos discípulos o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo. Na Quaresma, a oração nos põe em relação amorosa com Deus, a esmola ou caridade nos impele a amar o próximo, o jejum nos ensina a amar e cuidar de nós mesmos.

Campanha da Fraternidade

A exemplo de outros países, há 60 anos, a Igreja no Brasil criou a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de ajudar os fiéis a viverem com mais empenho a Quaresma. A campanha tem o objetivo de sensibilizar os fiéis acerca da relação entre fé e vida, entre a vida religiosa e a prática do amor e da justiça. Na linha das passagens proféticas em que Deus reclama que o culto a ele seja acompanhado da defesa dos pobres, dos órfãos, das viúvas, dos estrangeiros. Daí a atenção para questões sociais, políticas, econômicas e ambientais, com o convite à reflexão e à ação em prol da construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Rumo à Páscoa

A Quaresma é um período de preparação espiritual que leva toda a comunidade cristã à celebração da alegria pascal. Como o povo de Israel recordava a Páscoa da libertação da escravidão no Egito, assim nós hoje fazemos memória da Páscoa da ressurreição, da vitória de Cristo sobre a morte e, por consequência, sobre todos os males, sejam os materiais, sejam os espirituais. Nesse sentido a Campanha da Fraternidade fortalece a caminhada quaresmal, abordando um tema específico, com o intuito de promover a conscientização e a mobilização da comunidade católica e da sociedade em geral. Foto: Andrew Moca/Unsplash
ArtigosCampanha da FraternidadePe. Vitor Galdino FellerQuaresma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA