Foi fixada a data de 6 de abril de 2024 para a celebração que marca o encerramento da fase diocesana do processo de beatificação de MARCELO HENRIQUE CÂMARA. O local é o Santuário Sagrado Coração de Jesus em Ingleses, Florianópolis, às 16 horas.
Marcelo Câmara nasceu e morou em Florianópolis. Morreu em 2008 aos 28 anos de idade, vítima de um câncer. Foi estudante de Direito, professor na Universidade Federal de Santa Catarina. Fez concurso e exerceu a função de promotor público. Mas o que marcou sua vida foi a firmeza com que expressava a sua fé e determinação com que testemunhava a vida cristã. E era acolhido e respeitado pelos colegas, mesmo por aqueles que não pensavam como ele.
Para a Arquidiocese de Florianópolis é motivo de grande alegria que um dos seus filhos seja reconhecido com as virtudes da santidade. Ainda que tenha morrido muito jovem, pode ser apresentado como modelo de vida cristã pelo seu estreito relacionamento com Deus e por sua dedicação aos outros que viviam ao seu lado.
Marcelo levava uma vida de prática cristã semelhante aos outros jovens. Teve uma reviravolta na sua vida pelos 20 anos quando, em um retiro de Emaús, escutou uma palestra sobre a figura de Jesus Cristo. Marcou a sua vida. Adquiriu um novo olhar sobre quem era Jesus e vislumbrou com muita clareza o caminho que devia trilhar na sua vida. A partir, daí começou a intensificar a prática cristã e sempre com a maior destemor a expressava ao falar da vida fé. Dois aspectos chamam a atenção na sua vida de santidade. O primeiro era a firmeza que demonstrava ao expressar
a sua fé na universidade, que sabemos que é um ambiente que muitas vezes se mostra avesso aos assuntos religiosos.
Demonstrava igual testemunho no ambiente do fórum onde exercia o seu trabalho. Era admirado por muitos de seus colegas. Se os santos surgem como respostas a situações existentes na sociedade, Marcelo Câmara pode ser apresentado como modelo aos jovens que encontram dificuldade de mostrar a sua fé em um ambiente desfavorável.
Outro aspecto que marca a vida de Marcelo é que seus pais são separados. Sofreu muito com esta situação, mas soube viver, amando o pai e a mãe. Os matrimônios desfeitos são uma realidade que marca a vida social nos nossos dias. Temos em Marcelo Câmara um modelo que nos ajuda a entender esta situação, e mais como se relacionar com famílias desajustadas. O Papa Francisco pede que tenhamos um olhar acolhedor aos casos de famílias separadas. Com Marcelo podemos aprender a lançar um olhar diferente para esta realidade familiar.
Em todo caso, a vida e o testemunho de prática cristã de Marcelo Câmara é uma resposta para o que vivemos no momento atual. É um modelo que pode ser seguido. Que Marcelo Câmara interceda por nós!