O papa Leão XIV, nesta quarta-feira, dia 6 de agosto de 2025, iniciou a audiência geral, falando em português. “Irmãos e irmãs, bom dia.” O pontífice deu continuidade ao ciclo de catequese do Ano Jubilar, abordando a preparação do mistério pascal, a partir da preparação da Última Ceia. Ele sugeriu aos fiéis uma leitura espiritual do verbo “preparar”, a partir de um trecho do Evangelho de Marcos.
O papa aconselhou que o verdadeiro amor não se improvisa. “Cada gesto de disponibilidade, cada ato gratuito, cada perdão oferecido antecipadamente, cada dificuldade acolhida com paciência constitui um modo de preparar um lugar onde Deus pode habitar”, apontou. Também destacou que o Evangelho de São Marcos, ao narrar todos os preparativos para a Páscoa, mostra como Jesus escolhe viver o mistério pascal por fidelidade a um caminho livremente abraçado.
Por isso, a ceia da Eucaristia, que ainda hoje somos chamados a preparar, não se resume ao momento da celebração, centro da vida cristã, mas prolonga-se no quotidiano vivido como oferta de si mesmo aos outros. “Se aceitarmos o convite a preparar o lugar da comunhão com Deus e entre nós, descobriremos que estamos circundados de sinais, encontros e palavras que nos orientam para aquela sala, espaçosa e já pronta, onde se celebra incessantemente o mistério de um amor infinito, que nos sustém e sempre nos precede”, concluiu.
