Papa convida os fiéis a rezarem o rosário pela paz, em outubro

>
>
Papa convida os fiéis a rezarem o rosário pela paz, em outubro

Nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, o papa Leão XIV convidou os fiéis de todo o mundo a rezarem o Rosário pela paz, em todos os dias do mês de outubro. O pontífice também convidou todos aqueles que prestam serviço no Vaticano a rezar esta oração na Basílica de São Pedro, todos os dias, às 19 horas. Especialmente na noite de sábado, 11 de outubro, às 18 horas, na Vigília do Jubileu da Espiritualidade Mariana, que recorda também o aniversário da inauguração do Concílio Vaticano II. O convite foi realizado durante a audiência geral, na Praça de São Pedro.

A catequese, do ciclo do ano jubilar, deu continuidade à reflexão sobre a Páscoa de Jesus, com a descida à mansão dos mortos. O pontífice afirmou que é significativo ter presente que Jesus desceu à mansão dos mortos para levar aos que estavam nas trevas o anúncio da sua Ressurreição. Nas Escrituras, mansão dos mortos diz-se infernos, Sheol, e evoca não tanto um lugar, mas a condição existencial de quem está aprisionado pela dor e pela separação de Deus e dos outros. Descendo ali, Jesus leva luz ao último dos filhos de Adão que se escondeu por causa do medo.

Em páginas de extraordinária beleza, os Padres da Igreja descreveram este momento como um encontro: entre Cristo e Adão. Um encontro que é símbolo de todos os encontros possíveis entre Deus e o homem. O Senhor desce onde o homem se escondeu por medo, chama-o pelo nome, pega-lhe na mão, levanta-o e leva-o de novo à luz. Fá-lo com plena autoridade, mas ao mesmo tempo com infinita docilidade, como um pai com o filho que tem receio de não ser mais amado.

Um mistério que toca também quem hoje, por causa do mal e do pecado, se encontra no “inferno” cotidiano da solidão, da vergonha e de inúmeras dificuldades. O Senhor Ressuscitado continua a arrastar consigo para o Reino da sua luz toda a humanidade.

O Papa saudou os fiéis de língua portuguesa com as seguintes palavras:

Saúdo os peregrinos de Portugal e do Brasil, e todos os fiéis de língua portuguesa presentes na Audiência de hoje. O Senhor Ressuscitado nunca deixa de nos procurar e, se nos encontra prisioneiros das trevas, alegra-se por nos trazer de volta à luz da vida. Queridos irmãos e irmãs, neste nosso tempo, entre os escombros do ódio que mata, sejamos portadores do amor de Jesus que ilumina e reergue a humanidade. Deus vos abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA