Papa afirma que a vida pessoal vale mais que os algoritimos

>
>
Papa afirma que a vida pessoal vale mais que os algoritimos

Papa afirma que a vida pessoal vale muito mais que os algoritmos. Essa afirmação aconteceu no discurso na manhã do dia 21 de junho, do encontro com os governantes, no Salão de Bençãos. O encontro faz parte do Jubileu dos Governantes e Administradores, que aconteceu entre os dias 21 e 22 de junho, em Roma.

O pontífice partilhou três aspectos sobre a ação política. O primeiro se refere à promoção e à tutela do bem comum, especialmente em defesa dos mais frágeis e marginalizados. O segundo aspecto abordado é a promoção da liberdade religiosa e do diálogo inter-religioso. E o terceiro constitui a resposta ao grande desafio na inteligência artificial. Em relação a isso, o papa falou:

A vida pessoal vale muito mais do que um algoritmo, e as relações sociais requerem espaços humanos muito superiores aos esquemas limitados que qualquer máquina sem alma pode pré-embalar. Não esqueçamos que, embora seja capaz de armazenar milhões de dados e de oferecer respostas a tantas perguntas em poucos segundos, a inteligência artificial permanece dotada de uma “memória” estática, de modo algum comparável à do homem e da mulher que é, pelo contrário, criativa, dinâmica, generativa, capaz de unir passado, presente e futuro numa busca viva e fecunda de sentido, com todas as implicações éticas e existenciais que daí derivam (cf. Francisco, Discurso à sessão do G7 sobre a Inteligência artificial, 14 de junho de 2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA