Projetos desenvolvidos pela ASA nos últimos anos

>
>
Projetos desenvolvidos pela ASA nos últimos anos

A Ação Social Arquidiocesana desenvolveu diversos projetos nestes últimos dez anos, dando subsídios sociais, econômicos e ambientais a diversos grupos comunitários já organizados e/ou que foram organizados pelas ações empreendidas durante o processo de desenvolvimento.

Projeto FORTEES (2012-2015): teve como objetivo contribuir para a viabilidade econômica de Empreendimentos de Economia Solidária (EES) como alternativas de geração de trabalho e renda, em vista do protagonismo de grupos sociais em situação de exclusão em Santa Catarina. Em parceria com a Cáritas Brasileira, o projeto impactou positivamente as comunidades na geração de trabalho e renda, sendo que mesmo com o fim do projeto alguns grupos continuam a desenvolver seus projetos e a gerar renda a partir de suas comunidades.

Gestão de Risco e Desastre – construindo comunidades seguras (2012-2014): objetivou construir comunidades mais seguras em municípios de Santa Catarina, através da formação e capacitação de entidades sociais e lideranças comunitárias para atuarem em prevenção e resposta a desastres socioambientais. O projeto recebeu apoio do Instituto HSBC de Solidariedade e impactou positivamente famílias de pelo menos 11 municípios, em especial voluntários das paróquias que atuam com mais frequência em eventos como inundação, dando a capacitação necessária para atuação, em especial na gestão de abrigos temporários.

Execução do PROVITA (2016-2019): execução e manutenção das ações do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas no estado de Santa Catarina. A preocupação com o contexto social do país marcado pela desigualdade e injustiça social deu origem ao Programa de Defesa dos Direitos Humanos. O programa de proteção baseado na inserção social de vítimas, testemunhas e seus familiares em novas comunidades, de forma sigilosa, contando com a participação da sociedade civil na formação de uma rede solidária de proteção.

Execução do CRAI (2018-2019): o objetivo do Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante, serviço especializado para migrantes e refugiados da Grande Florianópolis e Palhoça, foi de prestar atendimento especializado e intermediar vagas de trabalho a migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio.

Campanha 10 Milhões de Estrelas (desde 2014): Além de motivar momentos de reunião familiar em oração na noite de Natal, o projeto gera renda para as paróquias por meio da venda da vela.

Premiados em 2019 pelo Prêmio Dom Afonso Niehues.

Prêmio Dom Afonso Niehues (desde 2016): objetiva incentivar, valorizar e dar visibilidade às iniciativas realizadas por entidades sociais, ações sociais paroquiais, movimentos eclesiais, pastorais sociais e pessoas que contribuem para a cultura da solidariedade. Também busca reconhecer publicamente os esforços das organizações, associações, entidades, grupos populares e pessoas na luta em defesa e melhoria de vida da população em vulnerabilidade social. Os recursos vêm do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, constituído pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada anualmente no final de semana do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

Casa de Apoio São José (desde 2017): tem como objetivo acolher dignamente os acompanhantes dos pacientes do Hospital Dr. Homero de Miranda Gomes (Hospital Regional de São José), oferecendo estadia, refeições e local para descanso a pessoas vindas de vários municípios de Santa Catarina para realizar intervenções médico-hospitalares. A Casa tem capacidade para acolher dignamente 26 pessoas, homens e mulheres. Além de proporcionar estadia, a casa oferece quatro refeições, espaço para banho e descanso.

Projeto Bazares Solidários (desde 2019): O projeto Bazares Solidários se consolidou com a parceria entre Caritas Brasileira Regional e o Instituto Lojas Renner, que realizam mensalmente doação de roupas e acessórios com pequenos defeitos. Tem como objetivo potencializar a sustentabilidade de entidades sociais em sua missão.

Projeto Rios (desde 2017): tem como objetivo envolver comunidades e grupos organizados na luta pela preservação dos rios. Criar uma rede de proteção que coloca em evidência a defesa da “seiva da vida”, envolvendo as famílias e comunidades num debate atual e em consonância com a Encíclica Laudato Sì.

Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres (2020): possibilita o desenvolvimento comunitário, proporcionando a articulação de entidades sociais locais; formação e geração de trabalho e renda aos moradores da Vila Aparecida, na parte continental de Florianópolis.

Recanto São Francisco (em construção): o objetivo do Recanto é acolher pessoas que saíram da situação de rua, com enfoque na inserção social. Ainda em fase de construção no bairro Aririú, em Palhoça.

Textos e fotos: ASA Floripa

Ação Social Arquidiocesana (ASA)Campanha 10 Milhões de EstrelasCasa de apoio São JoséCentro de Integração Social Santa Dulce dos PobresCRAIGestão de Risco e DesastresPrêmio Dom Afonso NiehuesProjeto FORTEESProjeto RiosPROVITARecanto São Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA