“Se eu, o Senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Com estas palavras do Evangelho, a Igreja em todo mundo abre o Tríduo Pascal.
A Missa da Ceia do Senhor com o lava-pés desta Quinta-feira Santa, 29, foi presidida na Catedral Metropolitana em Florianópolis pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada por alguns padres da Arquidiocese. A celebração também contou com a participação dos seminaristas da teologia.
Confira todas as fotos da Missa de Lava-pés
Na homilia, o Arcebispo lembrou do que Cristo fez como gesto de amor. “Ele demonstrou em todos os momentos o viver para o outro, quando ele curou, restitui a vista para os cegos, quando desmontou as bancas de impostos no templo, ele queria o melhor para o ser humano. Devemos aprender essa capacidade de viver e amar para o outro como Ele viveu”, explica o arcebispo.
Logo após a homilia, Dom Wilson lavou os pés de 12 integrantes do Movimento Pólen, da Catedral, que representavam os 12 apóstolos.
O jovem do Movimento Pólen, Matias Boeing Eastman, 25, que foi Tiago (filho de Zebedeu), na celebração. Ele conta que é chamado todos os anos para ser os Apóstolo. “Para nós é uma benção, porque temos que responder o chamado de se colocar a serviço de Jesus. Nós jovens, como representantes dos apóstolos, queremos inspirar outros jovens a participarem da Igreja”, afirma Matias Boeing Eastman.
Missa do Crisma: Padres renovam as promessas sacerdotais
Confira todas as fotos da Missa do Crisma
Você consegue se imaginar Cristo subindo o Monte Calvário reclamando?