Nos últimos anos, o suicídio se tornou uma das principais causas de morte, principalmente entre jovens de 18 e 29 anos, segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante dessa realidade, a Igreja do Brasil, através da Comissão Episcopal para a Juventude, lançado nos dias 14 e 15 de março de 2024, o projeto “Cuidar da Vida”, em parceria com a Pastoral da Educação, com o intuito de formar líderes e capacitar agentes multiplicadores para atuarem na prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens.
Um grupo de especialistas, formado por seis psicólogos e um suicidólogo, todos envolvidos na evangelização de jovens, especificando a proposta pedagógica dos minicursos que serão oferecidos para as lideranças que atuam com adolescentes e jovens, no contexto pastoral, e que podem ser multiplicadores de conteúdo, formando outras lideranças, para atuarem entre movimentos juvenis e nas escolas, principalmente nas escolas da rede pública, que nem sempre contam com uma equipe específica para essas questões.
Os minicursos terão início em junho deste ano e irão até o mês de setembro (verifique os dados e regiões). Para participar, os indicados devem ser maiores de 18 anos, atuantes ou que tenham atuado na Pastoral Juvenil, que não estejam em situação de fragilidade física ou emocional, tenham capacidade de comunicação, disponibilidade para promover encontros de repasse (regionais e/ou dioceses) e que possam participar integralmente da formação.
O minicurso, realizado pela Pastoral Juvenil e Pastoral da Educação, conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comissão Episcopal Italiana (CEI), Universidade Católica de Brasília (UCB) e UNESCO, e será certificado pela Comissão Episcopal Juvenil, CNBB e a Cátedra da Juventude da UCB.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]