A Pastoral Vocacional Arquidiocesana, apresentou no dia 25 de novembro na festa de Santa Catarina de Alexandria o balanço das atividades realizadas no Ano Vocacional na Arquidiocese de Florianópolis. A missa, também, foi o momento de acolher Dom Onécimo Alberton como Bispo Auxiliar e reuniu seminaristas, padres e religiosos(as). Com tema Vocação: Graça e Missão e o lema Corações Ardentes, pés a caminho, o Ano Vocacional foi iniciado no dia 27 de novembro durante a Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) no CEAR. O discurso foi realizado pelo padre Clóvis Martins, reitor do Seminário Propedêutico Mons. Valentim Loch e coordenador do Serviço de Animação Vocacional.
Confira o discurso de Encerramento do Ano Vocacional 2023
Queridos irmãos e irmãs, no dia 20 de novembro do ano passado, unidos a toda a Igreja no Brasil, iniciávamos o Ano Vocacional do Brasil, um tempo de graça e de profunda alegria para buscarmos uma cultura vocacional. A cada 20 anos a Igreja no Brasil, propõe um ano vocacional, compreendendo a importância que ele tem na vida da Igreja.
O iniciamos como arquidiocese no dia 27 de novembro no CEAR, unido a toda a juventude. Um momento bonito, onde tivemos a graça de ter uma forte presença vocacional, com a presença das congregações, novas comunidades, padres e seminaristas.
Ao longo deste ano buscamos refletir que nossa vocação é graça, é dom de Deus, mas também é missão, é colocarmos nossos pés a caminho. Como ouvimos por diversas vezes a partir do nosso tema e lema – Vocação: Graça e Missão: Corações Ardentes, pés a caminho.
Sem dúvida, este foi um ano vivido com muita intensidade. Muitas foram as atividades acontecendo, que marcaram este ano vocacional, das quais podemos destacar:
– Os Retiros Vocacionais: Momentos que possibilitam aos jovens rapazes e as jovens moças, o discernimento vocacional. Destacamos aqui o Retiro Projeto de Vida, GOV JPII e um destaque especial da retomada do GOV Madre Tereza, somos gratos, pelo esforço e pela presença viva das congregações religiosas, que retomaram os encontros e que tem se esforçado para promover essa cultura vocacional em nossa Arquidiocese.
– A graça de vivermos os ateliês vocacionais, foram quatro encontros de formação para os animadores e animadoras vocacionais.
– Os Encontros Vocacionais paroquiais, os Retiros, Formações, encontros com coroinhas, encontros de movimentos e pastorais, todos em unidade, com o ano vocacional; Dou especial destaque aqui a presença dos seminaristas Alisson e Alexandre que se desdobravam nos fins de semana, para atender a todos os pedidos que vinham das mais diversas paróquias.
– Presença nas escolas, ao longo desse tivemos a graça de visitarmos algumas escolas e falarmos um pouco do tema do ano vocacional. Uma experiência positiva!
– Visitas aos seminários e casas religiosas, Camiseta do ano vocacional.
– Reuniões nas foranias, e paróquias para animar e fortalecer a pastoral vocacional.
– Encontro com Crismados, e finalizamos o ano com esta missa.
Muitas foram as atividades realizadas ao longo deste ano, vimos que é possível e necessário um trabalho cada vez mais vocacional, em nossas paróquias, foranias, e na diocese como um todo.
Somos gratos a Deus, por cada um que colabora na missão, de modo especial, agradecemos os tantos animadores e animadoras, padres, diáconos religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas, que durante este ano buscaram ser testemunho. E assumiram a causa vocacional.
Hoje encerramos este Ano Vocacional do Brasil. Mas não podemos parar por aqui. Não podemos esperar mais 20 anos até um novo ano vocacional para despertarmos para a importância das vocações.
É preciso continuarmos o caminho. Em primeiro lugar continuarmos rezando pelas vocações. E depois continuarmos motivando e acompanhando nossas vocações.