Pastoral de Coroinhas: 25 anos de história na Arquidiocese de Florianópolis

>
>
Pastoral de Coroinhas: 25 anos de história na Arquidiocese de Florianópolis

Em 22 de novembro 1998, no Estádio Orlando Scarpelli, na cidade de Florianópolis/SC, aconteceu a celebração da segunda Concentração Arquidiocesana rumo ao Novo Milênio. Nesta celebração, a Irmã Clea Fuck, membro da Equipe Arquidiocesana de Liturgia da Arquidiocese de Florianópolis, que vivenciou este momento como “uma grande Catedral a céu aberto”, sentiu em relação à procissão de entrada, com inúmeros Diáconos e Presbíteros, que poderiam ter participado também um número significativo de Coroinhas. Não deixando este desejo ser apenas um sentimento, partilhou-o com o Pe. Pedro Koehler, que logo acolheu a ideia.

A partir daí se propuseram a realizar um grande encontro só de coroinhas, o que se concretizou no dia 21 de agosto de 1999. O I Encontro Arquidiocesano de Coroinhas, em Vígolo/Nova Trento, teve participação de aproximadamente 1.200 meninos e meninas, coroinhas de 42 paróquias da Arquidiocese, acompanhados também de um bom número de padres que, no final da manhã, celebraram uma vibrante Eucaristia com o Arcebispo Dom Eusébio Oscar Scheid. Este encontro marca o início da Pastoral de Coroinhas na Arquidiocese de Florianópolis.

Logo se constituiu uma equipe inicial de organização, composta por Pe. Pedro José Koehler, Ir. Clea Fuck e Dr. Cláudio Amante.  Após o primeiro encontro, outros dois aconteceram no ano seguinte: no dia 19 de agosto de 2000, quando os grupos das comarcas do norte (Itajaí, Brusque e Tijucas) se reuniram no Santuário de Azambuja; e no dia 26 de agosto, com as comarcas do sul (São José, Estreito, Santo Amaro da Imperatriz e Ilha), em Angelina. Para que esta ação desse continuidade e os encontros se cultivassem, a partir de 2001 passou-se a promovê-los nas comarcas e paróquias.

Para alegria de Ir Cléa Fuck e Pe. Pedro Koehler, esse trabalho logo foi acolhido como uma nova Pastoral específica pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, na consciência da estreita ligação do ministério de coroinhas com duas pastorais fundamentais da vida eclesial: a pastoral litúrgica e a pastoral vocacional. Com o passar dos dias, em virtude dos muitos e diferentes encargos do Pe. Pedro Koehler, a coordenação geral ficou a cargo da Ir. Clea Fuck, que manteve contato com as coordenações comarcais e continuou organizando os encontros anuais.

Houve ainda dois momentos especiais, durante os primeiros 10 anos: duas outras grandes Concentrações Arquidiocesanas, uma na Missa de Encerramento do XV Congresso Eucarístico Nacional, no Estádio Orlando Scarpelli (sob intensa chuva); outra no Ano do Centenário da Criação da Diocese, no Centro Multiuso, em São José. Ambas contaram com número significativo de coroinhas.

Na comemoração dos 20 anos da Pastoral também houve um grande encontro Arquidiocesano de Coroinhas, unido à abertura do mês vocacional, em 3 de agosto de 2019, no Centro de Evangelização Angelino Rosa.  No espírito da Ação Evangelizadora “Em cada comunidade uma nova vocação”, este encontro contou com a colaboração dos coordenadores dos grupos de coroinhas e da pastoral vocacional das paróquias, tendo uma participação de mais de 4.500 pessoas.

Desde meados de 2020, a Pastoral de Coroinhas tem como seu lema “Servi ao Senhor com Alegria” (Sl 100). Escolhido pela Irmã Clea Fuck, ele motiva o serviço de cada coroinha de nossa Arquidiocese, que se dispõe com abertura de coração e com muita alegria para estar ao redor do altar e desempenhar sua função na liturgia.

A partir de 2018, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral de Coroinhas passou a contar com a presença de um Assessor, do clero da Arquidiocese. De 2018 a 2021, esta função foi desempenhada pelo Pe. Paulo Stippe Schmitt. Desde o dia 11 de junho de 2021, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Assessor da Pastoral de Coroinhas na Arquidiocese de Florianópolis é o Pe. Joel José Schvambach.

Em 6 de outubro de 2021, pouco antes de completar seus 95 anos de vida, Ir. Clea entregou a Dom Wilson a Coordenação da Pastoral de Coroinhas. No dia 17 de maio de 2022, a Sra. Christiane Aparecida de Mello da Costa assumiu esta função.

Em 2024, a Pastoral de Coroinhas da Arquidiocese de Florianópolis completa 25 anos. Esta celebração nos dá a oportunidade de fazer a memória agradecida dos passos dados até aqui, bem como de olhar para o presente com alegria e para o futuro com esperança. A presença da Pastoral dos Coroinhas na Arquidiocese e nas suas paróquias está bem consolidada, sinal do serviço generoso de muitos adultos, adolescentes e crianças em nossas comunidades. A celebração deste jubileu da Pastoral de Coroinhas é ocasião que motiva cada um dos membros da Pastoral a continuar servindo ao Senhor com alegria.

+ Leia mais: Eventos nas foranias marcam os 25 anos da Pastoral de Coroinhas

A importância da Pastoral de Coroinhas

A presença de coroinhas nas celebrações litúrgicas de nossa Igreja tem uma longa tradição. A partir do Concilio Vaticano II, com a abertura da Igreja à presença feminina nos vários ministérios litúrgicos confiados a pessoas leigas (leitores e leitoras, ministros e ministras extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística…), também a função de coroinha passou a ser assumida, por toda a parte, de modo paritário, por meninos e meninas de ambos os sexos. Para tirar qualquer dúvida acerca da legitimidade dessa colaboração paritária no serviço do altar, o Papa João Paulo II, em março de 1994, aprovou oficialmente a presença de coroinhas meninas como ajudantes nas celebrações litúrgicas. Hoje, centenas de tais grupos de coroinhas dão um belo toque de vida eclesial na maioria das paróquias da Arquidiocese.

A Pastoral de Coroinhas acompanha e instrui meninos e meninas, fazendo-os mergulhar na beleza da liturgia e dos mistérios da nossa Salvação, por meio do serviço litúrgico.

A Pastoral dos Coroinhas visa despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito pela Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade em torno das coisas de Deus. Portanto, esta Pastoral forma cristãos comprometidos com sua fé e que, no espírito do serviço à Igreja, aprendem o verdadeiro sentido de ser comunidade e o respeito pelos irmãos. É um verdadeiro trabalho conjunto com a Pastoral Vocacional, despertando para o discernimento do chamado de Deus nas diferentes vocações. A Pastoral de Coroinhas auxilia na formação e organização dos coordenadores, bem como no acompanhamento de cada coroinha e de sua família.

Por: Coordenação Arquidiocesana da Pastoral de Coroinhas

25 anos da Pastoral de Coroinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA