O Comitium Immaculata, conselho superior da Legião de Maria na Grande Florianópolis, com sede na Catedral Metropolitana de Florianópolis, promoveu, no dia 3 de Outubro, a sua peregrinação legionária anual e uma tarde de louvor a Maria, nossa Mãe.
O Santuário N. Sra. da Imaculada Conceição da Lagoa, no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, acolheu 148 legionárias(os) das diversas Curiae (conselhos) e dos Praesidia (núcleos) da Legião de Maria das cidades de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, São José e São João Batista.
Destaca-se, também, a presença de diáconos e religiosas que acompanham alguns Praesidia, como assistentes espirituais: Diác. Hélio Pinheiro (Florianópolis), Diác. Nilson Dagostin (Biguaçu), e Ir. Maria Salete Grott,iic (São João Batista).
No início da tarde, o Pe. Celso Antunes Duarte, pároco, acolheu os peregrinos no Santuário, dando sentido à importância da tarde de louvor.
Na sequência, a presidente do Comitium Immaculata, irmã Helena Elizabeth Menezes, coordenou as orações iniciais da Tessera legionária, com a meditação “criativa” dos mistérios vocacionais do Rosário da Virgem Maria.
A escolha dos mistérios vocacionais do Rosário fez-se para vincular a peregrinação legionária com a celebração do 3o Ano Vocacional no Brasil, cujo tema é “Vocação: graça e missão”, e o lema, “Corações ardentes, pés a caminho”.
O 1o mistério, a Busca, foi meditado e rezado pela Curia Imaculada Conceição, com sede em Capoeiras; o 2o mistério, o Chamado, pela Curia Medianeira de todas as Graças, da cidade de Biguaçu; o 3o mistério, o Seguimento, coordenado pela Curia N. Sra. do Rosário, do município de São João Batista; o 4o mistério, a Missão, meditado pela Curia Rainha dos Apóstolos, com sede no Estreito; e finalmente o 5o mistério, a Fidelidade Radical, conduzido pelos legionários da Curia N. Sra. da Boa Viagem, de Saco dos Limões.
Concluindo os mistérios do Rosário, houve a recitação da Catena Legionis, o cântico de Nossa Senhora, o Magníficat, rezado por todos os legionários em unidade com toda a Legião de Maria.
Na programação da tarde de louvor, o Pe. Celso proferiu uma meditação sobre a Imaculada Conceição, enfatizando a importância de Maria na espiritualidade legionária: a fidelidade às orações, o valor do apostolado legionário, o serviço e o cuidado para com as pessoas, o respeito e a contemplação da criação, entre outras dimensões da espiritualidade.
O ápice da tarde de louvor mariano foi a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Celso Duarte e concelebrada pelos Diác. Hélio e Nilson, e com a participação na equipe litúrgica do Praesidium N. Sra. do Desterro, da Catedral Metropolitana.
Na sua homilia, Pe. Celso fez referência à memória litúrgica dos protomártires brasileiros, deste dia 03 de Outubro, dos santos Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira, e mais 27 companheiros, martirizados pelos holandeses calvinistas e indígenas rebeldes, em 1645, no Rio Grande do Norte. Os primeiros mártires brasileiros, brutalmente torturados, massacrados e barbaramente mutilados, foram mortos em 16 de Julho de 1645, em Cunhaú, povoado de Canguaretama, durante uma missa. Outros foram mortos em 03 de Outubro do mesmo ano, num segundo ataque dos holandeses aos católicos, em Uruaçú, também no Rio Grande do Norte, devido à intolerância religiosa, à perseguição contra a fé católica e contra a fé na Eucaristia.
Os protomártires brasileiros foram beatificados em 05 de Março de 2000, pelo Papa João Paulo II, e canonizados em 15 de Outubro de 2017, pelo Papa Francisco.
Após a celebração da Eucaristia, a presidente do Comitium, irmã Helena Elizabeth, conduziu as orações finais da Tessera, e convidou todos para uma expansão legionária (visitação e convites às famílias) na comunidade da Lagoa da Conceição, no dia 22 de Outubro, domingo, como forma de reativar um Praesidium na comunidade.
Ao término da peregrinação, o Pe. Celso Duarte, manifestou algumas palavras sobre a história do Santuário. A paróquia foi criada em 20 de Junho de 1750, e reativada em 15 de Novembro de 1998. A igreja, situada no Morro da Lagoa, foi concluída em 1780 e passou por diversas reformas e restaurações. Em 08 de Dezembro de 1998, o então arcebispo D. Eusébio Oscar elevou a igreja à categoria de Santuário, o único da Ilha de Santa Catarina, para enfatizar as celebrações do Jubileu do ano 2000. Hoje, a Paróquia N. Sra. da Imaculada Conceição da Lagoa possui 8 comunidades com suas pastorais, movimentos, serviços e associações organizadas e atuantes na caminhada eclesial.
E para encerrar a tarde, as legionárias e os legionários reuniram-se no salão do Santuário para o lanche comunitário.
Com informações, Marcio Murilo
Presidente da Curia N. Sra. da Boa Viagem