Com o tema ‘Natal Luz’, o tradicional presépio da igreja Matriz São Luís Gonzaga tem chamado a atenção dos fiéis durante as celebrações. Neste ano, a representação do nascimento de Jesus começou a ser planejada logo após a festa do padroeiro, sendo intensificada nos últimos dois meses, com o corte dos pinheiros, transporte, montagem da estrutura e acendimento das luzes.
Na reta final, foram 11 dias consecutivos de trabalho dos 15 voluntários que formam a equipe de Liturgia e ornamentação da Matriz para deixar tudo pronto para o período do Advento e Natal.
“Este ano quisemos resgatar a tradição do presépio e o verdadeiro sentido do Natal que é o nascimento de Cristo, Luz do Mundo. Buscamos trazer elementos que nos remetem às nossas memórias afetivas, que vivemos em família e comunidade”, destaca Antonio Carlos Cerchiari Junior, um dos responsáveis pela equipe de ornamentação.
Para a montagem do presépio desse ano, foram utilizados diversos materiais, como escoras de madeira reaproveitadas da construção do Parque Caminho das Virtudes, areia, plantas, pinheiros, feno, flores, tecidos, entre outros. Também foram utilizadas em torno de quatro mil luzes que iluminam o presépio e os pinheiros no presbitério.
“Temos as peças que representam as imagens da Sagrada Família, anjo, pastor e animais que já são utilizadas ao longo dos anos. Usamos ainda vários utensílios que também ajudam a contar a história da comunidade, objetos que fizeram parte até mesmo das antigas edificações que a Matriz já teve. Procuramos reutilizar a maior parte dos materiais para preservar a história e a sustentabilidade também”.
Junior destaca que a comunidade tem parte importante na preparação da Matriz para o Natal. Os dez pinheiros que ornamentam o presbitério da igreja, por exemplo, foram todos doados por moradores de Brusque e Guabiruba. E alguns dos utensílios expostos no presépio são emprestados.
Catequese pelos símbolos
Muito mais do que enfeitar a igreja para o Natal, o presépio se torna um instrumento para promover a catequese por meio dos símbolos nele representados. “Depois de pronto, sempre nos emociona ver as famílias unidas ao redor do presépio, observando os detalhes e registrando em fotos como um momento muito especial. Vai além de uma simples representação para um local de profunda oração e do verdadeiro significado do Natal”, observa Junior.
Segundo ele, a intenção do grupo é que as pessoas consigam sentir a presença de Deus em cada detalhe da decoração. “O presépio é um momento muito especial para nossa fé, onde celebramos e fazemos memória do nascimento de nosso Salvador. A tradição do presépio nos ajuda a lembrar da forma humilde que nosso Senhor veio ao mundo. Em nossa comunidade é esperado com ansiedade como ficará o presépio pronto e qual será a motivação para o ano. Sempre lembrando que é para bem viver e celebrar este momento”.
Trabalho em equipe
Junior ressalta que o período de montagem do presépio é vivido com muita felicidade pelos voluntários. “Na montagem discutimos ideias, damos risada, trabalhamos pesado, oramos, nos emocionamos e sentimos a presença do Espírito Santo nos guiando, o que nos ensina o valor do simples e das pessoas em nossa vida. Apesar das mais diversas atuações profissionais, durante esse período viramos marceneiros, carpinteiros, eletricistas, decoradores e tudo mais que precisar. Todos encaram esses desafios com alegria e disposição, colocando-se a serviço da Igreja”, finaliza.
Fotos: Juliane Ferreira/Pascom Paróquia São Luís Gonzaga
Matéria: Taiana Eberle – Ideia Comunicação