A noite de sexta-feira, 1 de dezembro, foi marcada pelo último ato do ano do jubileu da Paróquia São Luís Gonzaga, com o lançamento do livro que celebra seus 150 anos de história.
A cerimônia foi realizada no auditório paroquial e teve a presença de religiosos da paróquia, autoridades, como o vice-prefeito de Brusque, André Batisti, e o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, além dos festeiros do jubileu e patrocinadores.
Escrita por Guédria Motta, Ricardo Engel e Taiana Steffen Eberle, o livro “150 anos de histórias: Paróquia São Luís Gonzaga” é fruto de uma extensa e rica pesquisa realizada durante dois anos e meio. Também é a primeira obra dedicada a contar a história da paróquia.
“Na nossa região temos vários livros que exploram a religião. O Santuário de Azambuja tem muitas obras, mas sobre a Paróquia São Luís Gonzaga esta é a primeira. Havia informações sobre a paróquia distribuídas em muitas obras, então reunimos muito desse material de pesquisa em uma obra só”, destaca a autora, Guédria Motta.
Ao longo de 400 páginas, o livro também traz muitos elementos inéditos, com o auxílio de documentos guardados no Arquivo Provincial Padre Lux (Appal), com sede em Corupá. “Foi uma riqueza de material histórico pesquisado. Tivemos acesso a muitos documentos como livros tombos escrito pelo próprio padre Gattone, os cadernos de estudo do padre Orlando Maria Murphy e muitos outros. A paróquia compreende que é um presente para Brusque, com um conteúdo que transcende a narrativa religiosa e se entrelaça com a história da comunidade”, diz.
Idealizador do projeto, o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, destaca a importância de fazer memória de acontecimentos, pessoas e histórias que marcaram a trajetória da paróquia em Brusque e região. “Ao longo de todo o ano do jubileu nos dedicamos a fazer memória de vários momentos importantes e, nesse mesmo contexto, veio o sonho do livro, de conseguir deixar registrado alguns momentos históricos, retomando testemunhos, partilhas, documentos, redigindo todo esse material e transformando em um presente para a comunidade”.
Presença da comunidade
A presença da comunidade é bastante forte na obra, já que a história da paróquia foi construída a várias mãos, com o trabalho de muitas famílias que se dedicaram e, de alguma forma contribuíram com esse legado.“Nosso povo é de bastante tradição católica e são continuadores da herança que receberam dos avós, pais, tios. Temos ex-funcionários que durante muito tempo trabalharam na paróquia e deram sua vida. As imagens, os testemunhos também fazem menção a essas famílias, por isso, esse contexto de fé, família e sociedade, é muito forte na vida da paróquia e quisemos resgatar isso também no livro”, ressalta o padre.
Uma das histórias retratadas na obra é de Luiz Gonçalves, que trabalhou na paróquia por mais de 50 anos. Ele ajudou, ainda jovem, na construção da igreja matriz e durante anos atuou fazendo a manutenção da igreja. Presente no lançamento, ele não esconde o orgulho e a gratidão por fazer parte desta história. “Participar do livro dos 150 anos é uma gratificação que a paróquia fez para mim. Trabalhei tantos anos, criei minha família toda aqui. Tenho muita gratidão pela paróquia e esse livro vou guardar com muito carinho”.
Integrante do conselho editorial da obra do jubileu, Maria Terezinha Ramos Krieger Merico foi parte ativa da vida da paróquia durante 56 anos como catequista. Para ela, ter a chance de participar da construção do livro foi um grande orgulho. “Tive a oportunidade de reviver momentos da vida da paróquia. Algumas histórias eu tomei conhecimento lendo os originais, outras relembrei na vivência que tive como catequista por mais de 50 anos. É uma obra que marca a história e, principalmente, o crescimento da paróquia. Foi trabalhoso, mas muito bom”, afirma.
Distribuição gratuita
Padre Diomar agradece o apoio das empresas que acreditaram no projeto e financiaram a produção da obra por meio da Lei Rouanet. São elas: Havan, Supermercados Archer, RVB Malhas, Irmãos Fischer, Pemgir Malhas, Florisa, Valletex e Arroz Urbano.
O livro tem 900 exemplares, que foram doados aos presentes no lançamento. Também serão destinados às bibliotecas de todas as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque e também da rede privada. Alguns exemplares serão doados para a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e para a Arquidiocese.
O livro também estará disponível gratuitamente na secretaria da paróquia para os fiéis que desejarem conhecer um pouco mais sobre essa história.
Texto e fotos: Ideia Comunicação