A sexta-feira, 2 de fevereiro é dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Bombinhas, e a Comunidade homônima no bairro Centro, realiza a 95ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. O tradicional festejo inicia no dia 26 de janeiro com a primeira celebração da VII Campanha das Talhas de Caná, que segue até 31 de janeiro, sexta-feira, e dia 1º de fevereiro acontece a missa de véspera do festejo.
O dia dedicado à Padroeira, 2 de fevereiro, feriado municipal, a programação começa com missa às 10h30 com participação dos festeiros, ao meio dia almoço no salão de festas superior, o cardápio é churrasco a R$ 50,00 e acompanhamentos: salada, arroz, farofa e pão. Segue com oração do terço às 15h30, procissão por terra e mar às 16h00 e finaliza com uma Domingueira a partir das 18h30.
O tema da VII Campanha das Talhas de Caná é “Pede à Mãe, que o Filho atende” (Jo 2, 1-11) e a cada noite a celebração será reza em uma intenção coletiva, além das particulares de cada participante, como crianças e jovens, pescadores, famílias e vocações.
O festejo a santa iniciou oficialmente sua contagem em 1929, é arraigado nas famílias com o repasse de geração a geração. A realização é de responsabilidade da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, fundada em 1968, com a participação das demais comunidades da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Este ano o festejo soma 100 duplas de festeiros de todas as comunidades.
Nossa Senhora dos Navegantes, além de padroeira de Bombinhas, também é celebrada como Rainha do Mar e dos pescadores.
Texto: Marcinha Ferreira/PASCOM Nossa Sra. Imaculada Conceição – Bombinhas