Papa instituiu 39 ministros da catequese, neste domingo

>
>
Papa instituiu 39 ministros da catequese, neste domingo
Foto: Vatican Media

Neste domingo, dia 28 de setembro, o Papa Leão XIV instituiu, na Praça de São Pedro, 39 ministros de catequese. Dentre os ministros instituídos, estavam dois jovens brasileiros: Victor Paiva, da diocese de Castanhal, no Pará, e ⁠Flávia Nascimento, da diocese de Ponta Grossa, no Paraná. A celebração eucarística encerrou o Jubileu dos Catequistas, que estavam reunidos desde sexta-feira em Roma. A Arquidiocese de Florianópolis estava representada pela coordenadora arquidiocesana da Catequese, Irmã Marlene Bertoldi, e pelos catequistas Ariel Machado e Thaiana Crispim.

O Pontífice, em sua homilia, exortou os catequistas a serem como os discípulos de Jesus que se tornam suas testemunhas. Também recordou que o catequista é uma pessoa de palavra, e reiterou que essa palavra deve ser pronunciada na própria vida.

Por isso, os primeiros catequistas são os pais, aqueles que primeiro nos falaram e nos ensinaram a falar. Assim como aprendemos a nossa língua materna, também o anúncio da fé não pode ser delegado a outros, mas acontece no lugar onde vivemos. Em primeiro lugar, nas nossas casas, à volta da mesa: quando há uma voz, um gesto, um rosto que conduz a Cristo, a família experimenta a beleza do Evangelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA