Leão XIV, no dia 7 de outubro, enviou a Mensagem para a 40° Jornada Mundial da Juventude, em 2025. Elas serão realizadas nas dioceses de todo o mundo na Solenidade de Cristo Rei do Universo, em 23 de novembro. Neste ano, a data terá como tema: “Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo” (Jo 15, 27). O texto convida a iniciar caminho que guiará até à edição internacional da JMJ do ano 2027, em Seul.
O pontífice inicia a mensagem, com um agradecimento pela acolhida dos jovens durante o jubileu realizado no início de agosto. A mensagem aborda dois aspectos: a amizade com Jesus, recebida de Deus como dom; e o empenho de cada um na sociedade, como construtores da paz.
Ele ressalta que o testemunho cristão nasce da amizade com o Senhor, crucificado e ressuscitado para a salvação de todos. “Quando Jesus nos diz «Dai testemunho», está a assegurar-nos que nos considera seus amigos”, recordou. O papa estimula a ser também missionários a não se deixar vencer pelo mal, mas vencê-lo com o bem (Rm 12, 21). A mensagem é concluída com a proposta da fraternidade como vínculo da paz. “O testemunho de fraternidade e paz, que a amizade com Cristo suscita em nós, tira-nos da indiferença e da preguiça espiritual, fazendo-nos ultrapassar o fechamento e a suspeita”, recomendou.
