A oração da JMJ de Seul, um convite a viver o Evangelho com coragem

>
>
A oração da JMJ de Seul, um convite a viver o Evangelho com coragem
Foto: Vatican Media

Por Vatican News

Inspira-se no versículo do Evangelho de João: “Coragem! Eu venci o mundo”, a oração oficial que acompanhará os jovens e toda a comunidade eclesial na caminhada para a próxima Jornada Mundial da Juventude em Seul, em 2027, programada de 3 a 8 de agosto.

No último domingo, 23 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, a comissão organizadora local das JMJ divulgou a oração que, segundo um comunicado, pretende ser “um convite aos jovens para confiarem na vitória perene de Cristo e viverem o Evangelho da esperança, da unidade e da misericórdia num tempo marcado por profundos desafios e mudanças”.

Temas da oração

Cinco temas pontuam a oração: gratidão pelo chamado universal de Deus e pelo seu amor incondicional pelos jovens, a entrega ao Pai que reúne os seus filhos em comunhão e unidade, a vitória definitiva de Cristo, que chama cada pessoa à coragem e à doação de si, reconhecendo na Cruz o triunfo do amor e do perdão, a invocação do Espírito Santo, a “Chama do Amor”, memória viva das origens da Igreja na Coreia, do martírio e dos frutos de paz, amor e verdade que moldaram a sua história, o compromisso de caminhar como Igreja sinodal, peregrina na escuta, no discernimento e na corresponsabilidade. A oração se conclui com a intercessão à Santíssima Virgem Maria, padroeira da Coreia, e dos santos padroeiros da JMJ Seul 2027.

Uma oração sinodal

Uma das novidades do texto diz respeito à sua gênese: foi inicialmente idealizado pelos bispos locais, mas depois desenvolveu-se numa viagem partilhada de escuta, oração e discernimento. Num retiro de dois dias, preparado ao longo de dois meses por voluntários, sacerdotes, membros da equipe responsável e jovens estrangeiros residentes em Seul, houve catequeses temáticas, adoração eucarística, lectio divina, momentos de oração pessoal e comunitária e sessões estruturadas para a escrita e revisão do texto. Setenta e sete pessoas participaram do retiro, representando a diversidade da Igreja na Coreia: jovens enviados pelas dioceses e institutos religiosos, jovens de outras culturas, sacerdotes, religiosos e religiosas e membros da comissão organizadora. Após o exame de um primeiro esboço, o texto foi submetido à Conferência Episcopal Coreana e posteriormente foi aprovado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Redescobrir a sinodalidade

“A JMJ Seul 2027 será celebrada num momento em que a Igreja é chamada a redescobrir a sinodalidade autêntica”, disse o arcebispo Peter Soon-taick Chung, presidente do Comitê organizador local. “A Coreia, com a sua história marcada pela busca da verdade, do amor e da paz, oferece aos jovens um lugar privilegiado para se questionar sobre a coragem necessária para testemunhar estes valores em solidariedade”. O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, destacou a especial coincidência da publicação da oração na Solenidade de Cristo Rei. “Este”, enfatizou o cardeal, “é o dia em que todas as Igrejas particulares celebram anualmente as JMJ no âmbito local. Convido, por isso, os jovens a unirem-se em comunhão, nas suas comunidades e com os seus bispos, elevando juntos o clamor pela paz, fraternidade e esperança de que o mundo tanto necessita.”

Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude Seul 2027

Senhor amoroso de todos os jovens,
Agradecemos por nos convidar ao seu amor e à sua misericórdia infinitos.
Pai nosso, a ti nos entregamos.
Que os jovens do mundo inteiro encontrem conforto no abraço da tua Igreja.
e participem profundamente da alegria da comunhão e da unidade.

Senhor Jesus Cristo, tu vences o mundo, agora e para sempre.
Que todos descubram a esperança presente no teu chamado à coragem,
reconhecendo que a cruz do amor e do perdão é a verdadeira vitória sobre o mundo.

Ó Espírito Santo, Chama de Amor,
por tua mão maravilhosa
Semeaste as sementes da fé na Coreia.
Aquece nossos corações com a fé dos mártires coreanos,
tornando-nos discípulos que vivem o evangelho da paz, do amor e da verdade.

Senhor, pedimos que, nesta peregrinação da Jornada Mundial da Juventude,
Saibamos escutar uns aos outros, discernir tua vontade
e tornar-nos uma Igreja sinodal,
caminhando juntos com todo o povo de Deus. Amém.

Nossa Senhora da Misericórdia e da Paz, rogai por nós.

Santos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude Seul 2027, rogai por todos os jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA