Artigo: Sinodalidade e comunhão, por Pe. Vitor Galdino Feller

>
>
Artigo: Sinodalidade e comunhão, por Pe. Vitor Galdino Feller

O caminho sinodal, que durará dois anos – de outubro de 2021 até outubro de 2023, com a realização do Sínodo dos Bispos –, pretende colocar a Igreja num caminho de discernimento, de modo a fazer que cada fiel reflita sobre o seu próprio ser Igreja, a fim de se chegar, juntos, à imagem da Igreja mais próxima do sonho de Deus: Igreja-comunhão.

Objetivos do Sínodo

Com São João Crisóstomo (347-407) aprendemos que a Igreja é sínodo (sín+ódos=caminho comum), que em sua essência a Igreja é comunhão e caminhada. O papa Francisco quer que a Igreja viva um processo participativo e inclusivo, não deixando ninguém de fora, para reconhecer e apreciar a riqueza e variedade de dons e carismas dados pelo Espírito Santo a todos os fiéis no decorrer da história. É hora de examinar como são vividos a responsabilidade e o poder, é hora de experimentar formas mais participativas de exercer a autoridade, é hora de escutar todos os membros do povo de Deus, seja os atuantes seja os afastados.

Em vista de uma Igreja Sinodal

No primeiro milênio do cristianismo prevaleceu a imagem da Igreja como comunhão hierárquica, que se reúne ao redor de seus pastores, os quais, unidos entre si, garantem a grande unidade do Corpo de Cristo na rica variedade de expressões culturais. No segundo milênio prevaleceu a concepção da Igreja como sociedade visível, organizada a partir de quadros e regimes jurídicos bem estabelecidos, regidos pela monarquia papal. A ideia do papa Francisco é que neste terceiro milênio, que estamos a iniciar, seja o conceito de sinodalidade a conduzir-nos no caminho da fé: todos somos responsáveis por tudo e por todos; daí, a necessidade de um discernimento conjunto a respeito de todos os temas e todas as decisões, para chegarmos ao rosto de uma Igreja verdadeiramente sinodal.

Disposição para a escuta

Para chegarmos a descobrir o rosto e a forma sinodal da Igreja, é preciso pôr-se à escuta, com o objetivo de aprender. Diz o papa Francisco: “Cada um tem algo a aprender. O povo fiel, o colégio episcopal (os bispos), o bispo de Roma (o papa): cada um à escuta dos outros, e todos à escuta do Espírito Santo, para conhecer aquilo que ele diz à Igreja”. Para descobrir como a comunhão, que compõe na unidade a variedade dos dons, carismas e ministérios, tem em vista a missão.

Por Pe. Vitor Galdino Feller
Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis

Artigo publicado na edição de agosto de 2021 do Jornal da Arquidiocese, página 5.

Pe. Vitor Galdino FellerSinodalidadeSínodo 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA