Nossa participação no exercício da caridade
Caros irmãos, saudação em Cristo!
A caridade tem uma importância relevante para os católicos. O Papa Bento XVI escreveu aos fiéis sobre ela: “O amor do próximo, radicado no amor de Deus, é um dever antes de mais para cada um dos fiéis, mas é-o também para a comunidade eclesial inteira. A Igreja também enquanto comunidade deve praticar o amor” (Deus caritas est).
De acordo com o Arcebispo de Belém (PA) e membro do Pontifício Conselho Cor Unum, Dom Alberto Taveira Corrêa, a caridade está além do fazer filantropia. Muitos podem fazê-la, explica o arcebispo, mas a Igreja quer externar os gestos sociais com espírito de caridade, ou seja, “amar o próximo com o amor de Deus”.
O Pontifício Conselho Cor Unum é responsável por fazer acontecer a caridade no mundo, em nome do Papa e da Igreja. Sob a presidência do Cardeal Robert Sarah, o conselho reúne-se uma vez por ano para discutir as questões que envolvem a concretização do bem no mundo. Ele responde a uma média de 60 situações de urgência e emergência por ano, como terremotos, guerras, etc. Ligado a esse conselho, existem várias fundações para o exercício da caridade.
Uma das funções do Cor Unum é administrar a coleta do óbulo de São Pedro, realizada durante a memória litúrgica de São Pedro e São Paulo, data considerada como dia do Papa.
Diante disso, peço que todos nos esforcemos na motivação de todos os fiéis para participar deste gesto de caridade de toda a Igreja através da Coleta do Óbulo de São Pedro, nas celebrações dos dias 02 e 03 de julho. O repasse deverá ser feito como de costume, via boleto que será enviado às Paróquias.
Grato pela sua colaboração e participação!
Pe. Leandro José Rech
Ecônomo