Neste ano de 2024, no Jornal da Arquidiocese oferece espaço para os padres que estão em missão. O Pe. Josemar Silva, está em missão em Moçambique, e o Pe. Lúcio Espíndola Santos, no Amapá. Confira o relato deste mês do Pe. Lúcio.
–
Queridos leitores do jornal arquidiocesano, queridas Igrejas Irmãs Florianópolis e Macapá!
Lá se vão dois meses de minha vinda para o Amapá. Em cada um dos municípios que atendemos, Calçoene e Amapá, nesta paróquia do Divino Espírito Santo, temos pequenas comunidades com suas igrejas construídas ao derredor da Igreja central, e outras tantas igrejas distantes, algumas com necessidade de permanecer mais dias, residindo na comunidade.
Algumas comunidades devem ser alcançadas através de barco, por rio e mar. Há uma grande disposição em participar e acolher quem chega. Encontramos comunidades já com uma boa caminhada e com lideranças preparadas, e encontramos as com carência de formação. Aos que virem do Sul dar sua contribuição a esta Igreja do Amapá, vamos pedir que se dediquem à formação de lideranças. Formação catequética, litúrgica…
Um outro aspecto é o de trazer suas experiências para nos incentivar no uso dos espaços das igrejas, sobretudo pátio e salas, para atividades sociais da comunidade, a fim de integrar melhor a Igreja na comunidade civil. No momento, mais importante do que fazer convite às pessoas para participarem da Igreja, é prepararmo-nos para bem acolher as que vem.
No próximo mês, o Pe Josemar nos dará uma bonita visão de sua nova experiência, conforme já nos adiantou. Contamos com a oração de todos vocês que nos acompanham. Deus os abençoe.