(Criada a 6 de julho de 1998)
CNPJ 83.932.343/0063-14
Pároco: Pe. José Silvano Torquato
Diáconos: Gilson Smolski, Jorge Luiz da Silva, José Augusto da Silva Filho, Roberto Guilherme da Costa e Roque Ferreira dos Passos
Secretários: Giselle Inara dos Reis e Rafael da Costa Bolsanel
Site: pscj.com.br
Facebook: Paroquia Sagrado Coração de Jesus
Instagram: @pscj_ingleses
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Santuário Sagrado Coração de Jesus Ingleses 1998
2 São João Batista Rio Vermelho 1750
3 Matriz: Nossa Senhora dos Navegantes Santinho 1839
4 Senhor Bom Jesus Vargem do Bom Jesus 1885
5 São Luiz Gonzaga Cachoeira do B. Jesus 1950
6 Santa Catarina de Alexandria Sítio do Capivarí 1954
7 Santa Paulina Muquém 2001
8 Santa Rita de Cássia Travessão 2001
9 Santos Arcanjos Capivari de Cima 2001
10 Santo Antônio Caminho do Mar 2004
Criada em 06 de Julho de 1998
A comunidade dos Ingleses está situada no extremo norte da Ilha de Santa Catarina. Muito embora seu povoamento esteja ligado ao início da colonização da ilha, e já em 1881 tenha sido mandado construir, entre os cômoros, por um abastado lavrador do lugar uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes, o crescimento populacional da localidade e periferia encontrou desenvolvimento apenas com a explosão do fluxo turístico de toda a Ilha.
Territorialmente pertenceu as paróquias hoje desativadas de São João Batista do Rio Vermelho, Nossa Senhora das Necessidades(Santo Antônio de Lisboa), São Francisco de Paula de Canasvieiras (recriada em 2004) e Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (recriada em 1999). Mais recentemente pertenceu às paróquias da Santíssima Trindade e de São Francisco Xavier, Saco Grande
Muito embora já há tempo se sentisse a necessidade de criação de uma Paróquia para atender à população do norte da Ilha de Santa Catarina, somente em fins de 1995 foi que se viabilizou esta aspiração daquela população.
Um Decreto da Cúria Metropolitana datado de 28 de dezembro de 1995 cria a Quase Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Na mesma data é nomeado seu primeiro Pároco, Pe. Idonizete Krüger.
Todas as comunidades da Paróquia estiveram presentes à celebração que dedicou a sua nova Igreja Matriz. A celebração foi realizada na noite do dia 17 de dezembro de 2008.
A missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, que veio especialmente para a solenidade. Nosso arcebispo Dom Murilo Krieger e nosso bispo-auxiliar emérito, Dom Vito Schlickmann, além de padres e diáconos, também participaram da celebração.
A dedicação da igreja é resultado de oito anos de trabalho, desde a bênção da pedra fundamental, em 30 de junho de 2000, quando era pároco o Pe. Márcio Vignoli. Depois do Santuário de Santa Paulina, em Vígolo, Nova Trento, o “Santuário” de Ingleses é a maior igreja da Arquidiocese, com capacidade para 1.750 pessoas sentadas. Conta com uma grande capela para adoração ao Santíssimo e missas feriais. As obras de arte do templo foram criação do artista sacro Cláudio Pastro. A decoração segue as novas orientações litúrgicas.