O Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, presidiu a Missa de abertura do 25º Curso Anual para Bispos do Brasil, na última terça, 26, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, Rio de Janeiro.
Promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o curso este ano tem como tema central, a “Família”, segundo as duas últimas assembleias sinodais, sobre a questão familiar.
Os conferencistas e professores internacionais e nacionais, especialistas no tema, que estarão presentes no encontro são: o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e Bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini; um dos peritos convidados no último Sínodo dos Bispos sobre a Família, Monsenhor José Granados García; o professor de teologia pastoral do matrimônio e da família, do Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma, Monsenhor Juan José Pérez Soba; e o doutor em Filosofia e em Direito Canônico, Pe. Jesus Hortal Sánchez. Também está presente, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.
Em seu artigo intitulado “Os Bispos e as Família”, o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, ressaltou que ao refletir sobre a família e toda a sua problemática, os bispos do Brasil manifestam claramente o compromisso de edificá-las, tendo-as como “o maior tesouro que podemos deixar como herança para as gerações futuras”.
“Os bispos que vêm ao Rio de Janeiro, aqui vêm para estudo, oração e vivência de união fraterna. Vamos viver como irmãos. Por isso, refletir nestes dias sobre a família e toda a sua problemática é manifestar claramente nosso compromisso com a edificação de uma família constituída pelo amor esponsal do marido com a mulher, abertos para a constituição de uma bonita família, sem medo de ter filhos, destemidamente educados na fé católica, o maior tesouro que podemos deixar como herança para as gerações futuras. Cuidemos, sobretudo, da família da qual pertencemos. A grande família, que é a Igreja, precisa viver e testemunhar em gestos concretos a misericórdia e a compaixão”, concluiu Dom Orani.
O primeiro curso dos bispos no Sumaré aconteceu em julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI. O evento termina na próxima sexta-feira, 29.
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Regional CNBB Leste 1. Fotos: Gustavo de Oliveira.