O Coral do Santuário de Azambuja foi fundado nas férias de 1944 pelo Pe. Gregório Warmelling. Inicialmente cantavam apenas no Natal, Ano Novo e Epifania. Mais tarde começaram a se apresentar com mais frequência. Vale destacar alguns de seus maestros: Pe. Ney Brasil, Monsenhor Valentim Loch, Pe. Vitu Schlickmann (hoje bispo emérito de Florianópolis), Pe. João Francisco Salm (hoje bispo de Tubarão) e desde fevereiro do ano de 2011 o coral está sob o comando da maestrina Ingrid Knihs Teske.
O Coral pertence ao Santuário de Azambuja. É formado por voluntários vindos de vários bairros da cidade de Brusque. Canta com frequência as missas das 8h30 do quarto domingo no Santuário. Além da missa mensal, o coral canta nas missas solenes da Páscoa, Festas de Azambuja, Missa solene do Natal e tem participação fundamental no Concerto Natal das Luzes do Santuário, considerado o maior evento natalino da cidade de Brusque. O Coral possui um repertório quase cem por cento litúrgico.
“Nossos ensaios, na verdade são aulas semanais, visto que o cantor aprende técnicas para sua voz. Somos um coral formado por quatro vozes mistas: soprano, contralto, tenor e baixo. Se refletirmos observaremos o potencial que o canto coral possui para envolver, integrar, tocar e harmonizar a criatura humana. O Coral do Santuário é muito querido pela sociedade brusquense”, comenta a maestrina.