Os profissionais da Educação de Brusque e região foram homenageados na noite de domingo, 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, com uma celebração especial na Paróquia São Luís Gonzaga. Promovida pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Florianópolis, a celebração foi presidida pelo arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, e contou com a presença da comunidade e dos educadores, que lotaram a igreja Matriz.
Este é o terceiro ano que a Pastoral da Educação promove a celebração especial pelo Dia do Professor. A iniciativa teve início em 2021, em Florianópolis. Em 2022, ocorreu em Itajaí e, em 2023, homenageou os educadores de Brusque e região.
“Em outras dioceses do Brasil essa celebração já é feita há vários anos. A Pastoral da Educação já tem quatro décadas no país e a intenção dessa missa é valorizar a pessoa do educador, a sua missão. Aqui na arquidiocese surgiu a ideia de fazermos a cada ano em uma região diferente como forma de motivação, de incentivo aos educadores”, diz o diácono Ricardo Marques, assessor da Pastoral da Educação na Arquidiocese de Florianópolis.
Ele destaca que a Igreja sempre teve um grande carinho pelos professores e pela Educação em geral, por isso, valorizar esses profissionais é fundamental. “Para a Igreja, o professor é a voz do próprio Cristo Mestre a ensinar, orientar, guiar, corrigir e acolher. Cada professor para a Igreja é a presença desse Cristo Educador, aquele que fala com sabedoria e ensina com amor”.
Reconhecimento
O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, destaca a importância de reconhecer o trabalho desempenhado pelos professores na sociedade. “Nos últimos anos tentamos valorizar ainda mais o papel do professor, sobretudo pela missão fundamental desse profissional na vida das pessoas. Na solidez daquilo que é o ser humano, a Educação acaba dando suporte, reforçando as coisas boas e será o instrumento pelo qual se constrói a sociedade. Essa é a missão do professor”, diz.
O pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Diomar Romaniv, lembra que uma das marcas da paróquia sempre foi a sintonia com a Educação. “Sempre estivemos ligados com o Colégio São Luiz e, de certo modo, com toda a Educação de Brusque. Sabemos que os padres dehonianos ajudaram por muito tempo a Febe, hoje Unifebe, também a Faculdade São Luiz, então é como um ‘braço da evangelização’ todo o processo de Educação. É motivo de alegria, gratidão a Deus, à Arquidiocese, mas também a cada educador que faz seu trabalho não apenas como uma função, mas uma missão em saber contribuir para o presente e futuro da humanidade”.
Confira mais fotos na nossa galeria.
Por Ideia Comunicação