A Forania de Brusque, que compreende as paróquias de Brusque, Guabiruba e Botuverá, informou na tarde desta quarta-feira, 4 de outubro, o cancelamento da Caminhada pela Vida e contra o aborto, que deveria ocorrer no próximo domingo, dia 8. A decisão veio logo depois da consulta aos órgãos públicos e a confirmação das fortes chuvas previstas para os próximos dias.
Desta forma, a caminhada se transformará em um momento de oração em defesa da vida. O encontro será no domingo, às 16h30min, na igreja Matriz. Logo após, às 17h, haverá a celebração da missa. A sugestão é de que as pessoas usem uma camiseta branca.
“A defesa e a promoção da vida, desde a concepção até a sua morte natural, sempre foi um elemento que a Igreja Católica defendeu e lutou. Jesus disse que veio ao mundo para que todos tenham vida em abundância, e a Igreja é aquela instituição que continua vivenciando esse projeto, esse sonho que Cristo veio realizar entre nós. Diante das diversas realidades da sociedade que ameaçam a vida, a Igreja sempre se coloca ao contrário, anunciando o Evangelho e os valores inerentes aos ensinamentos que Deus nos deixou”, comenta o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Diomar Romaniv.
Segundo ele, após o tema da possível descriminalização do aborto ganhar proporção no Brasil, a Igreja tem procurado maneiras de manifestar-se contrária à pauta. E foi a mobilização dos fieis nas redes sociais que impulsionou as paróquias de Brusque, Guabiruba e Botuverá a promover uma caminhada em favor da vida.
Semana Nacional da Vida
Com objetivo de promover, proteger, defender e valorizar a vida humana, em todas as circunstâncias, desde a sua concepção, até a morte natural, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu a primeira semana de outubro como Semana Nacional da Vida, sendo o dia 8, como Dia do Nascituro (ser humano já concebido e que se encontra, ainda, no ventre materno). A data está próxima do Dia da Criança, que por tradição se comemora junto à solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Com isso, a Igreja do Brasil instituiu um dia para ser comemorado e para rezar por todos os nascituros, já que além dos riscos naturais a que estão expostos, ainda existem várias correntes sociais pró-aborto.
Texto: Ideia Comunicação
Foto: Ronaldo Azambuja