33º Curso para os Bispos: diálogo e pós modernidade

>
>
33º Curso para os Bispos: diálogo e pós modernidade

Continua no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, o 33º Curso para os Bispos do Brasil, este ano com a temática Antropologia integral e a crise da cultura atual: reflexões, consequências e encaminhamento. Até a próxima sexta-feira, 26, os bispos das diversas regiões do país se debruçam sobre essa temática, guiados por conferencistas brasileiros e internacionais. 

O segundo dia do curso teve início com a Santa Missa, presidida pelo Cardeal D. Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, que em sua homilia refletiu sobre a realidade de Deus que se faz peregrino com os homens no tempo. “Deus, no nosso tempo, não deseja ser preso à finitude humana, mas deseja participar da peregrinação da finitude”, indicou o Cardeal. “Jesus, nas suas parábolas, lembra sempre do Reino de Deus. Essa é a casa, um abrigo, uma proteção que não é estática, pois se coloca na dinâmica do peregrinar do Semeador: Deus é um grande semeador, incansável, generoso, abundante. Seu desejo é apenas semear a graça do Reino de Deus.”

A primeira conferência do dia ficou a cargo do Cardeal José Tolentino Mendonça, que deu continuidade à temática iniciada em sua primeira conferência na terça-feira, 23. Refletindo sobre A cultura do diálogo como serviço da Igreja sinodal, o Cardeal Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação chamou atenção para o fato de que “a convicção reencontrada de que todos os batizados são discípulos e missionários, corresponsáveis na vida e na missão da Igreja, compromete internamente o conjunto da comunidade com o «diálogo fecundo de carismas e ministérios para o serviço do advento do Reino» e externamente a projeta no «diálogo com o mundo».” 

Apresentando Jerusalém e Atenas como dois modelos culturais representados nos Atos dos Apóstolos, D. Tolentino ressaltou a figura de São Paulo que, sendo naturalmente mais próximo do modelo de Jerusalém, paradigma de um corpo antropologicamente coeso e homogêneo, percebeu a urgência do diálogo e do encontro ao desembarcar em Atenas, modelo cultural poliédrico, dialogante com componentes heterogêneos. 

Seguindo para uma análise da temática do diálogo no magistério do Papa Francisco, o Cardeal elencou pontos de documentos como Evangelii Gaudium e Fratelli Tutti para demonstrar que essa é “uma das categorias essenciais do seu magistério”. E concluiu sua fala referindo-se expressamente ao exercício do ministério episcopal: “Se existe um perfil de bispo necessário para o mundo contemporâneo, é aquele capaz do magistério sinodal do diálogo.” 

A segunda conferência foi feita por D. Ignazio Sanna, Arcebispo Emérito de Oristano e presidente da Pontifícia Academia de Teologia. Expondo o tema Uma antropologia cristã no contexto da pós-modernidade, o arcebispo apresentou no início uma definição do conceito de pós-modernidade, entendida como “a dissolução da síntese cultural moderna e o advento do pensamento fraco e a crise da razão.”

Passando por diversos autores que debatem sobre o tema, D. Ignazio indicou aos bispos presentes no auditório as respostas da antropologia cristã. “Penso que uma contribuição para enfrentar e, em certa medida, resolver esses nós antropológicos – destacou o conferencista – é dada pela concepção da antropologia cristã do homem como imagem de Deus.  Esta concepção, de fato, constitui em primeiro lugar a base teórica e prática do conceito de dignidade do homem, que fundamenta e solidifica a ‘humanidade’ do homem.”

Após as duas conferências, os bispos participaram de um diálogo com D. Tolentino e D. Sanna, onde puderam fazer perguntas e expor impressões acerca da temática abordada. Na parte da tarde os bispos farão um passeio cultural e rezarão a oração de Vésperas na Igreja de São Pedro, localizado no bairro carioca do Rio Comprido. 

Texto: Eduardo Silva – Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fotos: Bruno Carvalho

Curso para os Bispos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA