Tudo começou com um sim – Por Irmã Marilis

>
>
Tudo começou com um sim – Por Irmã Marilis

27Se compararmos os “anúncios de nascimentos”, feitos na história da salvação, como os de Abraão (Gn 17,19-21), da mãe de Sansão (Jz 13,1-6), de Zacarias (Lc 1,5-20), percebemos que em todos eles a iniciativa do anúncio é sempre de Deus. Com Maria não foi diferente: Deus a chama e anuncia: “Eis que conceberás e darás à luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus, ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1,31-32). Maria é saudada pelo anjo com o “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo”. Isso retrata sua missão, ou seja, ela é escolhida para participar da alegria do tempo messiânico e Deus não a abandonará diante de tão grande missão.

Após questionar como aconteceria, responde o sim. O sim que mudou não apenas a vida de Maria, mas mudou a direção da criação e a realização da promessa feita a Israel. Pelo seu “Fiat”, Maria antecipa o que Jesus nos ensinaria como fundamento da oração: “Seja feita a sua vontade assim na terra como no céu”. Por isso ela é o modelo de disponibilidade provindo da fé e o exemplo perfeito do agir cristão.

Maria, uma jovem simples, que como todos no seu tempo aguardava ansiosa a vinda do Salvador da humanidade, na expectativa desta vinda recebe de Deus a missão de ser a portadora deste mistério grandioso: o Verbo de Deus se faz carne e habita entre nós.

Maria ouve a palavra, acolhe-a no coração, sai de si e entrega-se ao projeto ao que se sentiu chamada. Maria, a serva do Senhor, torna-se a mulher da fé, Isabel enfatiza isso quando expressa: “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (Lc 1,45).

As maravilhas que Deus realizou na vida de Maria seriam, por conseguinte, o início das maravilhas que realizaria na vida de cada ser humano. Sendo assim, toda a humanidade tem, como Maria, motivos suficientes para engrandecer ao Senhor. Como diz São Beda: “Engrandece o Senhor a alma daquela que consagra todos os sentimentos da sua vida interior ao louvor e ao serviço de Deus e pela observância dos mandamentos. Exulta em Deus seu Salvador o espírito daquela que se alegra apenas na lembrança de seu criador, de quem espera a salvação eterna”.

 

Por: Irmã Marilis Teresa do Jesus Eucarístico
Superiora da Congregação das Irmãs Carmelitas do Divino Coração de Jesus

Artigo publicado na edição de dezembro de 2018 do Jornal da Arquidiocese, página 08.

 

 

 

 

 

Congregação das Irmãs CarmelitasIrmã MarilisTudo começou com um sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA