Terço dos homens – Por Dom Wilson

>
>
Terço dos homens – Por Dom Wilson

Um fenômeno está presente em todo o Brasil, de norte a sul. Dezenas, centenas de homens se reúnem semanalmente para rezarem o rosário. Sim, os homens, que tantas vezes se mostram arredios para as coisas religiosas, encontram na recitação do terço um modo de expressarem a sua fé.

Também na Arquidiocese de Florianópolis são muitas as comunidades em que os homens se reúnem para rezarem o terço. Desta forma se encontram com uma oração que aprenderam quando crianças e reafirmam a sua devoção a Nossa Senhora. Fazem a grande descoberta de se comunicarem com Deus na simplicidade da oração do rosário.

Todos os últimos papas escreveram a respeito do rosário. Dão testemunho pessoal de que rezam o rosário diariamente. Também recomendam que todos se unam a Nossa Senhora na oração do terço. O Papa Francisco diz que o rosário é um auxílio para vencer as próprias fragilidades. Maria não deixa ninguém sozinho na luta contra o mal. Em uma reflexão do dia 02 de outubro de 2014, Papa Francisco diz: “O rosário me faz bem”. E continua: “Maria nos acompanha; a mãe de Cristo e da Igreja está sempre conosco. Sempre caminha conosco, está conosco”.

Para celebrar os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Igreja do Brasil proclamou o Ano Mariano (de 12/10/16 a 12/10/17). Também em nossa Arquidiocese queremos celebrar com intensidade este ano dedicado a Maria. Serão desenvolvidas algumas atividades de abrangência diocesana, outras tantas nas paróquias. Aproveito a oportunidade para convocar a todos, as comunidades, os movimentos, as famílias a multiplicarem os momentos de oração mariana. Queremos, neste ano, caminhar com Maria.

Por último, incentivo a todas as comunidades que instituam o terço dos homens. Onde não existe, que se comece. Nas comunidades onde já se iniciou, que se reforce e se faça, ainda com maior intensidade, a recitação do terço.

Por: Arcebispo de Florianópolis – Dom Wilson Tadeu Jönck, scj

Artigo publicado na edição de dezembro/2016, nº 230, do Jornal da Arquidiocese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA