Pastoral da Saúde marca presença na XI Jornada Catarinense de Plantas Medicinais

>
>
Pastoral da Saúde marca presença na XI Jornada Catarinense de Plantas Medicinais

Agentes da Pastoral da Saúde de Santa Catarina participaram da XI Jornada Catarinense de Plantas Medicinais (JCPM), realizada de 10 a 12 de setembro em Santa Rosa de Lima, município reconhecido como capital da agroecologia e da produção de mel. Os títulos conquistados ao longo dos anos refletem a união da comunidade em torno de práticas ambientalmente sustentáveis.

A jornada, de caráter bianual, ocorre desde 1998 em território catarinense por iniciativa da Associação Catarinense de Plantas Medicinais (ACPM) em parceria com diversas instituições, entre elas a Pastoral da Saúde, presente desde a primeira edição. Em 2025, o encontro teve um significado especial, pois comemorou os 25 anos do evento.

O tema escolhido foi “Percorrendo as trilhas da formação, saúde e meio ambiente”. A proposta foi promover a reflexão e o compartilhamento de saberes que unem práticas tradicionais e científicas, saúde integral e sustentabilidade.

Para Vera de Leão, agente da Pastoral da Saúde de Garopaba que participou do encontro, a experiência ampliou conhecimentos e reforçou a importância da preservação da natureza.
“A escolha do local foi perfeita pela exuberância e pelo engajamento da comunidade no resgate da cura por meio das plantas medicinais. O evento foi muito bem organizado, do acolhimento caloroso ao compartilhamento relevante de saberes”, destacou.

Resgate do conhecimento popular

A coordenadora da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Florianópolis, Maria Aparecida Marcelino, também avaliou positivamente a jornada.
“A Pastoral da Saúde percorre um caminho de 50 anos resgatando o conhecimento popular sobre o uso das plantas medicinais, incorporando o saber científico para oferecer às pessoas que buscam os produtos fitoterápicos confiança, respeito, qualidade e o amor fundamentado na ação fraterna que Jesus ensinou”, afirmou.

Segundo ela, a parceria de longa data com a ACPM reafirma a importância e a credibilidade do trabalho desenvolvido pelas agentes da Pastoral da Saúde na promoção da saúde integral e na defesa da vida em sua totalidade, com uma atuação que vai muito além das plantas.

Maria Aparecida recorda ainda que, nas décadas de 1970 e 1980, a Pastoral da Saúde participou dos movimentos sociais de base da Igreja Católica que contribuíram para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), incorporado à Constituição Cidadã de 1988. Hoje, segue firme em sua missão comunitária, difundindo e defendendo o SUS para todos, em todos os lugares do país.

 

Fonte e fotos: Pastoral da Saúde Arquidiocese de Florianópolis

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA