Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese tem nova coordenadora

>
>
Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese tem nova coordenadora

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Arquidiocese de Florianópolis elegeu uma nova coordenadora em sua última assembleia de 2022. Patrícia Klein assumiu a pastoral para o mandato de quatro anos.

Nascida em Itajaí e criada em Tijucas, Patrícia vive há 15 anos em Santo Amaro da Imperatriz com sua família. Seu início na Pastoral da Pessoa Idosa começou através de um convite para uma reunião que aconteceria em sua paróquia, Paróquia Santo Amaro, a cerca de 8 anos, que tinha como tema os trabalhos desenvolvidos pela pastoral. Ela conta que ao ler o convite se sentiu impulsionada a conhecer um pouco mais sobre essas iniciativas. Durante a reunião, conta Patrícia, que ao ouvir os testemunhos de alguns dos integrantes da pastoral seu coração ardeu e a partir dali houve um divisor de águas em sua vida. Foi naquela reunião que ela encontrou sua missão dentro da igreja, servir na Pastoral da Pessoa Idosa.

O serviço na pastoral norteou também a formação acadêmica de Patrícia, que após iniciar como agente da PPI se formou em gerontologia, área que atua na prevenção de doenças, propõe ações de prevenção aos problemas que mais impactam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade. Ela também fez mestrado e doutorado na área de geriatria.

A missão dentro da Pastoral da Pessoa Idosa é muito grande e Patrícia explica que atualmente a maior desafio é fortalecer os grupos da PPI já existente para que os agentes possam dar continuidade aos acompanhamentos aos idosos. “Com o início da pandemia nossos idosos sofreram muito. Recebemos mais de 35 mil denúncias de maus tratos entre março de 2020 a julho de 2023. Alguns foram abandonados, outros sofreram com violências físicas e psicológicas, outros tiveram seus benefícios subtraídos por familiares ou cuidadores”, relata Patrícia.

Outra realidade agravada pela pandemia foi o avanço de doenças como alzheimer e parkinson, pois os idosos não puderam dar continuidade em seus tratamentos. “A missão pós-pandemia é árdua, mas estamos aqui para servir”, afirma.

Fique por dentro dos trabalhos desenvolvidos pela Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese acessando: www.pastoraldapessoaidosa.org.br.

Texto e foto: Giovanna Meyer Dutra – Comunicação/ASA Floripa

Pastoral da Pessoa Idosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA