Oficina de pintura em vidro capacita mulheres migrantes

>
>
Oficina de pintura em vidro capacita mulheres migrantes

A Pastoral do Migrante em Florianópolis promoveu duas oficinas de pintura em vidro para mulheres migrantes de cinco países: Haiti, Chile, Peru, Venezuela e Colômbia. As oficinas, que ocorreram nos dias 4 e 18 de maio, fazem parte do projeto Círculos Criativos, idealizado pela organização sem fins lucrativos Círculos de Hospitalidade, e realizada em parceria com o Ateliê Luz Violeta e a Pastoral do Migrante, e com o apoio do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS).

Para a professora voluntária Alessandra Caropreso, as aulas de pintura vitral, que é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, estimulam a arte, o silêncio, a paciência e a concentração. Assim, as participantes podem vivenciar a experiência única de pintar e criar.

As aulas, que acontecem regularmente no Centro e no Rio Vermelho, buscam criar um espaço de encontro e amizade, de arte e criatividade. Reina Bejarano, participante da oficina na Pastoral, enfatiza a importância de tais projetos sociais: “eu conheci mulheres venezuelanas, haitianas, chilenas, peruanas e brasileiras, num espaço de interculturalidade que uniu as afinidades de mulheres de diferentes países e culturas num só local”.

O Círculos de Hospitalidade desenvolve iniciativas culturais, sociais e educacionais voltadas para populações refugiadas e imigrantes. Acredita-se na importância de aproximar a sociedade de acolhida de populações migrantes, a fim de promover a integração e convivência harmônica.

Para saber mais, visite o site www.circulosdehospitalidade.org ou envie um e-mail para: [email protected].

Por Bruna Kadletz

Matéria publicada na edição de setembro de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 10.

Mulheres migrantesOficina de pinturaPastoral do Migrante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA