Lectio (leitura): Hb 4,12
Estamos no mês da Bíblia. Meditemos um trecho da Sagrada Escritura que nos mostra a força da Palavra:
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.”
Meditatio (meditação)
O que a Palavra de Deus, que é viva, diz a mim a partir desse texto bíblico? O que a Palavra de Deus, que é eficaz, cria e faz em mim, no momento dessa leitura? Como a Palavra de Deus julga meus pensamentos e minhas intenções? No encontro com a Palavra, o que Deus me diz sobre o que há no meu coração?
Oratio (oração)
Peço que a Palavra de Deus habite em mim e que diante dela eu seja íntegro.
Rezo com o salmo 118: “Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, examinai-me e provai meus pensamentos! Vede bem se não estou no mau caminho, e conduzi-me no caminho para a vida!”
Contemplatio (contemplação)
O momento da contemplação visa à transformação da minha vida à luz da Palavra. Diante do texto bíblico meditado, da palavra que me julga e ilumina, qual a minha conversão?
Missio (missão)
O fruto da meditação bíblica seja um amor sempre maior à Palavra de Deus. Estejamos disponíveis e deixemo-nos transpassar por esta espada que penetra e divide, e abre caminho para uma relação mais profunda e verdadeira com Deus.
Por Pe. Paulo Stippe Schmitt