Com o tema A gestão dos bens eclesiásticos à luz do Acordo Brasil – Santa Sé: Desafios e perspectivas, ocorreu nos dias 7 e 8 de maio o III Simpósio Canônico do ISDCSC.
O evento promovido pelo Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC), em sua terceira edição, foi realizado no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
(FIESC), em Florianópolis.
Na abertura, após a oração inicial, o Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis, Pe. Vitor Galdino Feller, falando em nome de Dom Wilson Tadeu Jönck, deu as boas vindas aos participantes e citou a relevância do evento para um melhor entendimento e administração dos bens eclesiásticos.
Na manhã do primeiro dia do evento, o Doutor em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma, Cônego Dr. Abílio Soares de Vasconcelos, falou sobre a gestão canônica dos bens eclesiásticos: desafios e perspectivas.
Já no período da tarde foi a vez do Especialista em resolução de conflitos pela Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem, Tadeu Pedro Vieira, discorrer sobre a contabilidade das instituições eclesiásticas no âmbito do Terceiro Setor: informação, prevenção e transparência. Tadeu Vieira também possui Pós-graduação MBA em Planejamento Tributário pela Universidade Cândido Mendes (RJ).
O segundo dia iniciou com a contadora e professora Zenaide Carvalho que falou sobre as instituições eclesiásticas e as obrigações decorrentes do eSocial. No período da tarde, temas seletos do Acordo Brasil – Santa Sé: desafios, perspectivas e questões práticas foram expostos pelos Dr. Ricardo Roberto Monello e Dra. Maria Esther Piovesan Moretti Reis em substituição ao Prof. Sérgio Roberto Monello que não pode estar presente por problemas de saúde.
Participaram do simpósio 130 pessoas, entre clero, religiosos, empresários, advogados, de 13 estados.
Por ISDCSC