O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se para o Conselho Regional de Pastoral (CRP) nos dias 13 e 14 de março, no Recanto Marista Champagnat, em Florianópolis (SC).
O encontro contou com a participação de bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, ecônomos diocesanos e coordenações estaduais das pastorais, movimentos, organismos e serviços. O tema central foi “Igreja Peregrina e Sinodal: Um Chamado ao Discernimento”, conduzido por Leon Patrick Afonso de Souza.
Igreja Peregrina e Sinodal: Um Chamado ao Discernimento

Leon destacou a importância da “conversão de processos”, conforme indicado no documento final do Sínodo sobre a Sinodalidade, que incentiva práticas essenciais na evangelização: discernimento eclesial, transparência nos processos decisórios e avaliação dos resultados.
Durante as discussões, o assessor ressaltou que o discernimento não se trata apenas de uma técnica organizacional, mas de uma prática espiritual baseada na fé, humildade e escuta mútua. Reafirmou que a sinodalidade é o caminho essencial para a comunhão e participação ativa de todos os fiéis, incluindo aqueles à margem da sociedade.
Outro ponto central abordado foi o reconhecimento da história da Igreja em Santa Catarina e a importância de fazer memória das experiências e desafios enfrentados. A valorização das periferias existenciais, a promoção da justiça social e a inclusão de leigos e leigas nos processos decisórios foram reafirmadas como compromissos inegociáveis para o futuro.
Leon Patrick concluiu o encontro com um chamado à esperança e à ação missionária, inspirando os participantes a “primeirear” — ou seja, tomar a iniciativa na construção de uma Igreja cada vez mais acolhedora, fraterna e transformadora.
Matéria e Fotos: Jaison Alves da Silva