A Forania de Camboriú, em ato público, protocolou na manhã de quarta-feira, 04 de outubro, o dossiê e abaixo-assinado, em preservação ao Rio Camboriú e seus afluentes.
Diante da preocupação do povo de Deus e aguçados, pelas formações e reflexões da campanha da Fraternidade de 2017, que teve como Lema: Cultivar e Guardar a Criação, e como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”; nasceu a idéia de um gesto concreto que culminou com a elaboração deste abaixo-assinado, onde inúmeras pessoas se envolveram neste processo que originou o dossiê devidamente fundamentado com três trabalhos científicos, que foi reproduzido em vários volumes e a este ato público.
O abaixo assinado entregue pleiteia a realização das pretensões elencadas, imprescindíveis à recuperação da natureza até então degradada:
- Recuperação imediata da mata ciliar às margens do Rio Camboriú, em sua total extensão;
- Preservação dos manguezais, considerados legalmente áreas APP, proibindo qualquer tipo de retirada e/ou construção;
- Depósito e reciclagem do lixo em local adequado;
- Proibição e fiscalização rigorosa dos descartes à beira de estradas, nas matas, nas calçadas, às margens de rios e nascentes, de qualquer tipo de móveis e eletrodomésticos.
- Fiscalização pelo Poder Público das saídas dos esgotos domésticos, sua destinação adequada e constatação de existência das necessárias fossas filtro;
- Exigência pelo Poder Público dos Municípios de Camboriú e de Balneário Camboriú, do fiel cumprimento de todos os requisitos e da infraestrutura, respectiva regularizações dos loteamentos existentes, inclusive de loteamentos, eventualmente irregulares nas áreas rurais;
- Reforçar a proposta do desmatamento zero, inclusive nos manguezais;
- Exigência de implantação das políticas de saneamento básico em toda área urbanizada e rural deste bioma nos Municípios de Camboriú e Balneário Camboriú;
- Despoluição do Rio Camboriú e seus afluentes.
Estavam presentes neste ato público, o Vigário Forâneo de Camboriú, Pe. Marcio Alexandre Vignoli, autoridades locais e convidados.
O abaixo-assinado entregue continha 5.924 assinaturas, que foram coletadas em 40 dias, onde a população manifestou o desejo de mudar a realidade em que se vive, com base nas pretensões apresentadas.
Por Pascom Paróquia Divino Espirito Santo – Camboriú