Aberto ao público há pouco mais de dois meses, o Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (CRAI) de Florianópolis já colhe os primeiros resultados, com a inserção de estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro.
Através de parcerias realizadas com instituições privadas, o CRAI encaminhou aproximadamente 40 currículos de imigrantes para o call center de uma empresa de e-commerce. Após o processo de entrevistas, sete deles foram contratados.
Outra parceria, desta vez com um salão de beleza da capital catarinense, proporcionou a contratação de uma imigrante haitiana, especializada em produção de tranças.
Como a maior demanda dos imigrantes é a inserção no mercado de trabalho, o CRAI reafirma o compromisso de atuar com parcerias e políticas públicas que proporcionem qualidade de vida para quem migra de outros países em busca de refúgio em território catarinense.
Aulas de Português: Uma aula ministrada por uma voluntária na Pastoral do Migrante, na Prainha (Florianópolis), às segundas e quartas, das 19h às 21h, e uma aula ministrada por um voluntário no Morro do Horácio (também na Capital), às quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h. Ambas as turmas possuem cerca de 20 alunos.
Capacitação: Parceria com o negócio social Trés Deyo para capacitação em costura e bordado. Nove mulheres foram encaminhadas para o treinamento e receberão certificado ao final das aulas.
Sobre o CRAI
Inaugurado em 1º de fevereiro de 2018. Tem como objetivos: Promover a Área de Desenvolvimento Social, Trabalho e Integração; Garantir atendimento social aos imigrantes e refugiados, construindo mecanismos que lhes possibilite a integração local, como programas voltados especialmente à inserção laboral; Promover cursos de português em parcerias com entidades educativas regionais; Ajudar a produzir material didático como cartilhas, fomentar as discussões e propor atividades de sensibilização aos agentes públicos; Participar da condução de pesquisas promovidas pelo CRAI como ou sem parceria de entidades.
Em dois meses de funcionamento, o número de atendimentos somam cerca de 900 pessoas.
Atendimento
O funcionamento do CRAI é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, na Rua Tenente Silveira, 225, Edifício Hércules, sala 01, Centro, Florianópolis.
Contatos: (48) 3665-4322.
Por José Allison Santos, assessor de imprensa
Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis