Paróquia São Luís Gonzaga celebra 119 anos de presença Dehoniana

>
>
Paróquia São Luís Gonzaga celebra 119 anos de presença Dehoniana

Os 119 anos de presença da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) em Brusque foram celebrados durante a missa das 19h desta quarta-feira, 4 de outubro, na igreja Matriz. A solenidade fez referência à chegada dos primeiros missionários dehonianos, que se estabeleceram na Paróquia São Luís Gonzaga a partir de 1904, cerca de três décadas depois de sua fundação.

A missa foi presidida pelo pároco Pe. Diomar Romaniv, e concelebrada pelos vigários, Pe. Paulo Vanderlei Riffel, Pe. Rodrigo Fernando Tascheck, Pe. Paulo Eurico Krautler e Pe. Jaime Ludwig.

Ao longo da celebração, padre Diomar falou sobre a importância da data e como a chegada dos dehonianos em Brusque transformou a vida cristã local e se reflete até hoje. “A Paróquia São Luís Gonzaga celebra seus 150 anos e, desde 1904, os padres dehonianos, que eram missionários alemães, assumiram a paróquia. Ou seja, aqui foi como ‘o berço dos dehonianos’, onde, ao longo dos anos, eles lideraram compromissos e deixaram a marca da Congregação, já que expandiram não só a paróquia, mas também o Colégio e Faculdade São Luiz, a formação dos padres no Convento, a Casa Padre Dehon, entre outros. Assim, há um núcleo diversificado de atividades que expressam aquilo que a Congregação faz no mundo inteiro, nesse espírito missionário que nos caracteriza. E olhar para esses 119 anos é lembrar daqueles que começaram, se empenharam e acreditaram no projeto, e também aqueles que por aqui passaram e foram para outras localidades do país e do mundo, já que muitos padres dehonianos de Brusque até hoje servem em tantos lugares”, enfatizou.

Demais festividades

Durante a homilia, o pároco fez alusão a outras importantes datas: a Novena de Nossa Senhora Aparecida, de Carlo Acutis e Dia de São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro.

“Esta celebração é muito especial, pois estamos unidos a estas outras situações da vida da Igreja. Nos unimos ao resto do país na Novena de Nossa Senhora Aparecida, em que lembramos do Ano Vocacional: ‘Maria ensinai-nos que a vocação é graça e missão’. Ou seja, esse é o tema que ilumina esse tempo da novena. E como paróquia, lembramos também de Carlo Acutis, esse jovem que inspira a geração mais nova a viver o amor à Eucaristia, a devoção à Nossa Senhora, à vida da reconciliação, e também o Apostolado Social, que são marcas que temos em nossa paróquia. Por fim, hoje é dia de São Francisco de Assis, um santo tão querido, pelo qual lembramos que a natureza é dom de Deus”, comentou.

Da mesma forma, padre Diomar evidenciou ainda o início de um importante momento para a Igreja: o Sínodo. “Esse tempo bonito em que bispos e leigos, junto com o Papa, refletem sobre a Igreja, dando novas indicações e reforçando alguns valores. Tudo isso se torna prece, louvor, gratidão e que isso possa nos ajudar a viver bem a nossa fé aqui em Brusque”, enfatizou o pároco a respeito da importância das datas festivas, que fazem memória a importantes movimentos da fé cristã.

Texto: Ideia Comunicação
Foto: Taiana Eberle/Ideia Comunicação

Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus: DehonianosParóquia São Luís Gonzaga - Brusque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA