No dia 1º de julho de 2025, em audiência privada realizada às 8h30 (horário de Roma), Dom Odelir José Magri, MCCJ, arcebispo de Chapecó (SC) e presidente da CNBB Regional Sul 4, e Padre Antonio Madeira, secretário executivo do Regional, entregaram ao Papa Leão XIV uma edição em formato de livro do Projeto Padres para Igreja em Santa Catarina.
A entrega do material representa o encaminhamento do trabalho realizado no Regional Sul 4 da CNBB em torno da promoção vocacional no Estado de Santa Catarina, no contexto do Ano Jubilar de 2025, com o tema Peregrinos da Esperança.
O projeto
O Projeto Padres para Igreja em Santa Catarina foi elaborado a partir de escuta, estudo e colaboração de diversas pessoas ligadas às Arqui/dioceses do Regional Sul 4. Seu objetivo é promover a cultura vocacional com ações voltadas à oração, ao acompanhamento, à formação, à comunicação e à corresponsabilidade.
O texto-base do projeto apresenta conteúdos sobre a vocação, a realidade dos presbitérios nas Arqui/dioceses do Regional, dados sobre formação e ordenações, além da proposta de cinco pilares: oração, chamado, formação, divulgação e corresponsabilidade. Cada segmento da Igreja – episcopado, presbíteros, seminaristas, religiosos, leigos, famílias, catequistas, juventude, comunicação e outros agentes pastorais – é convidado a participar do processo de promoção vocacional.
Segundo Dom Odelir Magri, trata-se de uma proposta que se insere no contexto atual da Igreja no Brasil, com a finalidade de contribuir para o despertar e o acompanhamento de vocações ao ministério ordenado.
A identidade visual do projeto utiliza o símbolo da Estrela de Belém, associando o chamado à imagem da luz que orienta, conforme referências bíblicas.
Relação com a Igreja universal
Ao entregar o livro ao Papa Leão XIV, Dom Odelir apresentou o projeto como iniciativa do Regional Sul 4, vinculada à proposta da Igreja de promover a reflexão vocacional e o chamado ao ministério presbiteral. O gesto expressa a disposição do Regional em dialogar com a missão evangelizadora em nível global.
Equipe que compõe o Grupo de Trabalho do Projeto
Pe. Alexandre Amorim (Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis – Coordenador do Projeto Padres para Igreja em Santa Catarina)
Alisson Garcia Elias (Seminarista da Arquidiocese de Florianópolis)
Pe. Antônio Marcos Machado Madeira (Presbítero da Diocese de Criciúma – Secretário Executivo do Regional Sul 4 da CNBB)
Pe. César Dalpra (Presbítero da Diocese de Rio do Sul – Coordenador Regional do Serviço de Animação Vocacional (SAV))
Pe. Clovis Martins (Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis)
Pe. Gustavo Borges (Presbítero da Diocese de Lages)
Pe. Jean Marcos Felisberto (Presbítero da Diocese de Tubarão)
Srta. Jonara Machado de Oliveira (Leiga da Arquidiocese de Florianópolis – Designer e artista visual)
Pe. Rafael Aléx Lima da Silva (Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis – Diretor da Faculdade Católica de Santa Catarina)
Ir. Rosileia Aparecida Maia (Religiosa da Arquidiocese de Florianópolis – Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Sul 4)
Sra. Tânia Regina de Souza Antunes (Leiga da diocese de Criciúma – Membro do Grupo de Reflexão Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB e Coordenadora do Programa de Extensão Comunitária FACASC)
O projeto segue em andamento, com a participação das Arqui/dioceses catarinenses.
Acompanhe as ações pelo Instagram:
📱 @projetopadresparaigrejasc
📱 @cnbbsul4
Matéria: Jaison Alves da Silva | Foto: Vatican Media
