Em Florianópolis, Regional Sul 4 recebe secretários-executivos da CNBB em encontro anual

>
>
Em Florianópolis, Regional Sul 4 recebe secretários-executivos da CNBB em encontro anual

Após dois anos de pandemia, este ano será a primeira vez que os secretários-executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrarão de forma presencial. O encontro acontecerá em Florianópolis (SC), de 11 a 15 de julho.

Em 2022, a principal proposta é aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do Regional Sul 4, que compreende o Estado de Santa Catarina, bem como estreitar o relacionamento entre os secretários-executivos dos 18 demais regionais a partir da convivência e da partilha.

As dioceses brasileiras são organizadas por regionais.

Na pauta, haverá um diálogo sobre as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), tema central da 59ª Assembleia Geral da CNBB, e o processo de escuta do Sínodo 2023 realizado nas dioceses.

Além dos secretários-executivos, o encontro contará com a presença do primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler e do subsecretário adjunto de pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa.

Nos encontros de partilhas, que acontecerão durante a semana, padre Marcus salienta que os destaques estão por conta de uma melhor compreensão sobre a missão como secretários e secretárias na 59º Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 29 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP), além de discussões sobre o que é feito no campo social nos regionais da CNBB.

“Também conhecer mais de perto a vida e missão do Regional Sul 4 que nos acolhe”, acrescenta padre Marcus.

Programação

Nos dias 11 e 12 de julho, a proposta é que se tenha momentos de oração e partilha. A abertura do encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, com a Missa presidida por Dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente da CNBB. Durante a Celebração Eucarística, Dom Jaime Spengler fala à comunidade presente e aos secretários e secretárias que devem ser “sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, agentes de transformação da realidade”. Ainda comenta que “cada tempo da história tem sua beleza. A exemplo de Jesus, no primeiro momento somos enviados para o testemunho e noutro todos devemos ir ao encontro da sua raiz religiosa. Para que a busca possa acontecer é preciso silenciar, buscar no fundo da alma o discernimento através do silêncio e da oração”. Após a celebração, os secretários e secretárias executivos foram recepcionados pelo pároco, Padre Vânio da Silva, com um jantar oferecido pela Paróquia Nossa Senhora da Lapa.

No segundo dia de encontro, os secretários e secretárias executivos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB iniciaram o dia celebrando o Ofício Divino das Comunidades. Na sequência, houve um momento de apresentação dos participantes e partilha dos Regionais. Estiveram presentes Padre Almir, Irmã Maria de Nazaré e Irmã Maria do Rosário, membros da Pastoral Carcerária para convidar as/os secretárias/os a participarem da Celebração dos 50 anos da Pastoral em Aparecida/SP.

Dom Jaime Spengler, ao despedir-se dos participantes do Encontro, orientou, animou e destacou a necessidade de “uma igreja mais evangelizadora”. Padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, falando sobre a Assembleia Geral Ordinária – AGO, que acontecerá entre os dias 28 de agosto a 2 de setembro de 2022, destacou que o tema central é as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

A secretaria executiva do Regional Sul 4, composta pelo Pe. Luciano dos Santos, Jaison Alves da Silva, Juliana Kades, Inês Jalcira e Lara Kathelen, teve um tempo maior para apresentar a realidade eclesial e social de Santa Catarina. Três coordenadores diocesanos de pastoral, representando as dez dioceses catarinenses, padre Arnaldo Allein (Rio do Sul), padre Tiago Willian de Souza (Joaçaba) e padre Gélio Silva (Joinville), fizeram uma apresentação da realidade histórica, pastoral e social das dioceses.

Durante a tarde, os participantes saíram para as periferias da região central de Florianópolis e visitaram os morros da Queimada, da Caeira e do Monte Serrat, finalizando o dia com a missa na comunidade Nossa Senhora do Mont Serrat, presidida pelo Padre Vilson Groh, seguida de um jantar com a comunidade.

De 13 a 15 de julho haverá momentos de passeios e confraternizações. Uma missa de encerramento está prevista no último dia.

Texto e fotos: CNBB Regional Sul 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA