Após dois anos de pandemia, este ano será a primeira vez que os secretários-executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrarão de forma presencial. O encontro acontecerá em Florianópolis (SC), de 11 a 15 de julho.
Em 2022, a principal proposta é aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do Regional Sul 4, que compreende o Estado de Santa Catarina, bem como estreitar o relacionamento entre os secretários-executivos dos 18 demais regionais a partir da convivência e da partilha.
Na pauta, haverá um diálogo sobre as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), tema central da 59ª Assembleia Geral da CNBB, e o processo de escuta do Sínodo 2023 realizado nas dioceses.
Além dos secretários-executivos, o encontro contará com a presença do primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler e do subsecretário adjunto de pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa.
Nos encontros de partilhas, que acontecerão durante a semana, padre Marcus salienta que os destaques estão por conta de uma melhor compreensão sobre a missão como secretários e secretárias na 59º Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 29 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP), além de discussões sobre o que é feito no campo social nos regionais da CNBB.
“Também conhecer mais de perto a vida e missão do Regional Sul 4 que nos acolhe”, acrescenta padre Marcus.
Programação
Nos dias 11 e 12 de julho, a proposta é que se tenha momentos de oração e partilha. A abertura do encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, com a Missa presidida por Dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente da CNBB. Durante a Celebração Eucarística, Dom Jaime Spengler fala à comunidade presente e aos secretários e secretárias que devem ser “sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, agentes de transformação da realidade”. Ainda comenta que “cada tempo da história tem sua beleza. A exemplo de Jesus, no primeiro momento somos enviados para o testemunho e noutro todos devemos ir ao encontro da sua raiz religiosa. Para que a busca possa acontecer é preciso silenciar, buscar no fundo da alma o discernimento através do silêncio e da oração”. Após a celebração, os secretários e secretárias executivos foram recepcionados pelo pároco, Padre Vânio da Silva, com um jantar oferecido pela Paróquia Nossa Senhora da Lapa.
No segundo dia de encontro, os secretários e secretárias executivos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB iniciaram o dia celebrando o Ofício Divino das Comunidades. Na sequência, houve um momento de apresentação dos participantes e partilha dos Regionais. Estiveram presentes Padre Almir, Irmã Maria de Nazaré e Irmã Maria do Rosário, membros da Pastoral Carcerária para convidar as/os secretárias/os a participarem da Celebração dos 50 anos da Pastoral em Aparecida/SP.
Dom Jaime Spengler, ao despedir-se dos participantes do Encontro, orientou, animou e destacou a necessidade de “uma igreja mais evangelizadora”. Padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, falando sobre a Assembleia Geral Ordinária – AGO, que acontecerá entre os dias 28 de agosto a 2 de setembro de 2022, destacou que o tema central é as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
A secretaria executiva do Regional Sul 4, composta pelo Pe. Luciano dos Santos, Jaison Alves da Silva, Juliana Kades, Inês Jalcira e Lara Kathelen, teve um tempo maior para apresentar a realidade eclesial e social de Santa Catarina. Três coordenadores diocesanos de pastoral, representando as dez dioceses catarinenses, padre Arnaldo Allein (Rio do Sul), padre Tiago Willian de Souza (Joaçaba) e padre Gélio Silva (Joinville), fizeram uma apresentação da realidade histórica, pastoral e social das dioceses.
Durante a tarde, os participantes saíram para as periferias da região central de Florianópolis e visitaram os morros da Queimada, da Caeira e do Monte Serrat, finalizando o dia com a missa na comunidade Nossa Senhora do Mont Serrat, presidida pelo Padre Vilson Groh, seguida de um jantar com a comunidade.
De 13 a 15 de julho haverá momentos de passeios e confraternizações. Uma missa de encerramento está prevista no último dia.
Texto e fotos: CNBB Regional Sul 4