Dom Adalberto Donadelli Junior assume como 5º Bispo da Diocese de Rio do Sul

>
>
Dom Adalberto Donadelli Junior assume como 5º Bispo da Diocese de Rio do Sul

No dia 24 de agosto de 2024, às 15h, dom Adalberto Donadelli Junior tomou posse como o 5º bispo da diocese de Rio do Sul (SC), a cerimônia foi realizada na Catedral São João Batista. Nomeado pelo Papa Francisco em 7 de junho, ele assumiu o cargo que estava vago desde novembro de 2023, após a transferência de dom Onécimo Alberton para a função de bispo auxiliar da arquidiocese de Florianópolis (SC). Durante o período de vacância, a diocese esteve sob os cuidados do administrador diocesano, frei João Miguel Silva da Cruz, OFM. Dom Adalberto iniciou oficialmente seu ministério episcopal guiado por seu lema: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38b).

Para a cerimônia de posse e início de sua missão na diocese, dom Adalberto chegou à catedral acompanhado pelo arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ. Recebido pelo reitor da catedral, ao novo bispo foi apresentado à cruz, a qual beijou, e recebeu a caldeirinha de água benta, aspergindo-se a si e aos fiéis, acompanhado pelo metropolita. Em seguida, dirigiu-se à capela do Santíssimo Sacramento para um momento de adoração.

No início da celebração, dom Wilson acolheu dom Adalberto com palavras de alegria e gratidão, ressaltando a importância de sua nomeação como novo pastor da diocese. Frei João Miguel leu as Letras Apostólicas, o documento pontifício que nomeia dom Adalberto como bispo diocesano de Rio do Sul.

Após a leitura, o arcebispo entregou a dom Adalberto o Báculo, símbolo do serviço atento e fiel do pastor, e o conduziu até a Cátedra Episcopal, representando o papel de mestre que ensina. Sentado na cátedra, dom Adalberto assumiu oficialmente seu ministério como bispo de Rio do Sul.

Na sequência, dom Adalberto foi saudado pelos membros do Colégio de Consultores, representantes dos diáconos, religiosas, leigos e autoridades, que lhe manifestaram obediência e respeito.

Na homilia, dom Adalberto iniciou saudando os presentes, incluindo autoridades religiosas, civis e familiares, demonstrando gratidão pela acolhida e pelo apoio na preparação da celebração. Ele refletiu sobre a leitura do Apocalipse, destacando a Igreja como a “noiva de Cristo” e o vínculo de amor esponsal entre Deus e a humanidade, enfatizando que este amor deve ser testemunhado pelos apóstolos e seus sucessores, os bispos, através do ministério e do martírio. Ele ressaltou que a missão da Igreja é salvar a humanidade e que essa missão só é cumprida através do testemunho de vida evangélica, essencial para alcançar os corações humanos.

Dom Adalberto também abordou a importância da oração como fonte de autoconhecimento e sabedoria, simbolizada pela figueira de Natanael, onde se encontram as decisões cruciais da vida. Ele sublinhou que a vocação exige uma resposta diária de fidelidade e amor a Deus. Enfatizou que os ministérios diaconal, sacerdotal e episcopal não combinam com o egoísmo, mas sim com o amor e a alegria de servir ao povo de Deus. O bispo concluiu com um apelo à sinodalidade na Igreja, lembrando que a missão é ser uma voz que clama no deserto, preparando os caminhos para o Senhor, e agradeceu a todos que o apoiaram em sua jornada, confiando seu ministério à proteção de Nossa Senhora Auxiliadora.

Ao final da celebração, o bispo da diocese de Chapecó (SC) e presidente da CNBB Sul 4, dom Odelir José Magri, MCCJ, acolhe dom Adalberto como novo bispo de Rio do Sul, expressando suas boas-vindas destacando a continuidade da missão na diocese. Ele comparou a diocese a “uma linda orquestra” que permanece, mesmo com a mudança dos maestros. “Os maestros passam, mas a orquestra permanece”, afirmou, desejando que dom Adalberto seja um “bom maestro” e lembrando que ele pode contar com o apoio dos colegas bispos do Regional para sua missão.

Para efeitos jurídicos, tanto para a sociedade civil quanto para a Igreja, a cerimônia foi formalizada como ato oficial, com a assinatura da Ata de Posse Canônica. A leitura da ata foi realizada pelo chanceler da Cúria de Rio do Sul, padre Arnaldo Allein, e assinada por dom Adalberto Donadelli Junior e dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ.

Texto: Jaison Alves da Silva/CNBB Sul 4
Foto de capa: ASCOM/Diocese de Joinville

Diocese de Rio do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA