CNBB Sul 4 presente no Encontro Nacional de Responsáveis de Juventudes

>
>
CNBB Sul 4 presente no Encontro Nacional de Responsáveis de Juventudes

De 05 a 07 de setembro, ocorreu em Brasília o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude, um evento voltado para a reflexão e planejamento de ações voltadas para as juventudes no Brasil. O encontro buscou atualizar e revitalizar os caminhos para a evangelização das juventudes no país. O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contou com a participação de 16 representantes.

O evento abordou diversas temáticas, proporcionando momentos de partilha de experiências e vivências, oração e foi desenvolvido com a metodologia “Conversa no Espírito”, com os participantes organizados em pequenos grupos ao redor de uma mesa.

No primeiro dia, quinta-feira (05), os participantes assistiram a uma análise de conjuntura das juventudes, apresentada pelo advogado, professor e pesquisador, Dr. Melillo Dinis. Ele abordou os diversos contextos social, político, econômico, ambiental e cultural em que as juventudes estão inseridas no mundo, na Ameríndia e no Brasil, à luz de estudos e pesquisas.

À tarde, o tema central foi o Documento 85 – “Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais”. A análise do documento, lançado em 2007 pela CNBB, foi conduzida por Dom Eduardo Pinheiro, atual bispo da Diocese de Jaboticabal (SP), e um dos articuladores do documento. Dom Eduardo destacou pontos que ressaltam a opção afetiva e efetiva da Igreja no Brasil pelos jovens, além de relembrar as linhas de ação propostas.

A reflexão sobre a assessoria de grupos e movimentos juvenis, bem como sobre as estruturas de acompanhamento, foi conduzida pelo padre e escritor Jorge Boran. Ele enfatizou a importância da formação dos responsáveis pelas instâncias de assessoria, para garantir que os jovens tenham acompanhamento adequado, mantendo seu protagonismo em todos os espaços eclesiais.

O segundo dia (06) começou com uma reflexão sobre as novas linguagens para se comunicar com os jovens das gerações Z e Alpha. Como exemplo prático, profissionais e professores da Universidade Católica de Brasília e do Grupo de Trabalho da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional falaram sobre a gamificação como meio de atrair e evangelizar os jovens. Eles mostraram como transformar conteúdos evangelizadores em jogos e utilizar a tecnologia para alcançar adolescentes e jovens que vivem conectados.

Em seguida, foi apresentado o projeto “Cuidar da Vida”, lançado este ano pela Pastoral Juvenil Nacional. A proposta visa formar multiplicadores do minicurso focado na prevenção ao suicídio. O projeto já teve seis edições e, em janeiro de 2025, será realizado no Rio Grande do Sul. O objetivo do “Cuidar da Vida” é capacitar lideranças para que possam realizar a escuta ativa dos jovens, identificar possíveis sinais de sofrimento e realizar os encaminhamentos necessários para auxiliar no bem-estar e saúde mental dos jovens.

Outro tema abordado pela Coordenação da Pastoral Juvenil foi o Jubileu dos Jovens, que acontecerá de 28 de julho a 03 de agosto de 2025, em Roma, na Itália. Como a Igreja do mundo inteiro estará vivendo o Ano Jubilar, os representantes diocesanos foram incentivados a propor atividades relacionadas ao jubileu para as juventudes locais e foram convidados a participar da celebração nacional do Jubileu da Juventude, que será realizada em 06 de setembro do próximo ano, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O sábado foi dedicado à reunião dos representantes por regional, para o planejamento das atividades em nível estadual e diocesano. A Pastoral Juvenil também compartilhou as datas de atividades de 2025.

Informações da Pastoral Juvenil | Fotos disponibilizada pelos participantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA