Solenidade de Todos os Santos terá coleta para causa de beatificação do Servo de Deus Marcelo Câmara

>
>
Solenidade de Todos os Santos terá coleta para causa de beatificação do Servo de Deus Marcelo Câmara

As coletas de todas as celebrações da Solenidade de Todos os Santos – fim de semana de 4 e 5 de novembro – na Arquidiocese de Florianópolis serão destinadas a auxiliar na causa de beatificação do jovem Servo de Deus Marcelo Câmara. 

Associação Marcelo Henrique Câmara – AMHC, canonicamente uma Associação Privada de Fiéis, e civilmente uma Organização Religiosa, trabalha há anos para a divulgação da vida e do testemunho do jovem leigo Marcelo Câmara, ao mesmo tempo em que trabalha no processo de beatificação.

>>> Assista ao desenho animado que conta a vida do Servo de Deus Marcelo Câmara

No dia 14 de novembro de 2019, foi emitido pelo Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o documento Nihil Obstat, o qual declara que, da parte da Santa Sé, nada obsta a sequência da causa de beatificação.

A partir do recebimento desse documento, o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, presidiu a abertura do processo arquidiocesano para a beatificação do Servo de Deus Marcelo Câmara, no dia 8 de março de 2020, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na paróquia do bairro Ingleses, na capital. No mesmo fim de semana, Dom Wilson abriu o processo para a beatificação do Servo de Deus Padre Léo, na Comunidade Bethânia.

O caminho do processo de beatificação

A partir daí, a investigação ocorre sob sigilo e não há data exata para sua conclusão. Porém a Associação espera que a fase diocesana da investigação seja concluída em 6 de abril de 2024. Os atos devidamente lacrados são enviados a Roma à Congregação para as Causas dos Santos, onde tem início a fase romana do procedimento canônico. Todo o processo até aqui é apresentado em detalhes na Instrução Sanctorum Mater, disponível no site do Vaticano.

O postulador romano – isto é, residente em Roma – nomeado pelos promotores das duas causas, Paolo Vilotta, pede a abertura dos atos processuais de cada causa para a verificação da exata observância das normas de procedimento. Paolo Vilotta e sua equipe são responsáveis, no Brasil, pela causa de mais de 50 servos de Deus, além da causa de Santa Dulce dos Pobres e do recém beatificado Pe. Donizeti.

Obtido o decreto de validade jurídica, é nomeado pela Congregação para as Causas dos Santos o relator da causa, sob cuja direção é preparada a relativa Positio super virtutibus ou Positio super martyrio. Terminada a Positio e entregue oficialmente na Congregação, espera-se o exame de mérito.

Os cardeais e os bispos, membros da Congregação para as Causas dos Santos, durante a Sessão Ordinária exprimem o seu voto acerca da heroicidade das virtudes do Servo de Deus.

Na etapa final, o Santo Padre, no decurso de uma audiência privada concedida ao Cardeal Prefeito da Congregação, é informado acerca de todo o iter processual e os respectivos resultados de avaliação. Autoriza então a Congregação a promulgar o decreto sobre as virtudes heroicas do Servo de Deus, ao qual a partir deste momento cabe o título de Venerável.

De Venerável a Santo

Depois de receber o título de venerável, se inicia uma nova etapa com a busca e investigação de um milagre para a beatificação comprovadamente ocorrido pela intercessão do agora Venerável. No caso dos mártires, não é necessária a comprovação de milagre.

O terceiro e último processo é a investigação do milagre para a canonização. Este tem que ter ocorrido após iniciado oficialmente a causa de beatificação. Comprovado esse milagre, o Beato é canonizado e o novo Santo passa a ter um culto de veneração universal.

Marcelo CâmaraSolenidade de Todos os Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA