A Ação Social Arquidiocesana realizou, na quinta-feira (30/10), no salão da Paróquia São Judas Tadeu, em Barreiros, o Fórum Arquidiocesano, reunindo mais de 60 representantes de pastorais, ações e entidades sociais. O encontro iniciou com acolhida e oração conduzidas pelo pároco Pe. Rafael Aléx. Em seguida, o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Alcides Amaral, conduziu uma formação a partir da Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres e da Exortação Apostólica Dilexit Te, do Papa Leão XIV. O sacerdote destacou a importância de unir Evangelho e ação social: “Nosso chamado é ir além de uma entidade, é saciar as necessidades e também a fé das pessoas”. Enfatizou ainda o poder transformador da solidariedade e o compromisso cristão com a superação das injustiças e da miséria.
Durante o Fórum, foi apresentado o projeto “Esperançar – no Cuidado com a Casa Comum”, que visa reduzir o uso de materiais descartáveis e promover o descarte consciente de resíduos. Financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (CNBB), o projeto será implantado inicialmente nas paróquias São Judas Tadeu (Brusque), Nossa Senhora Aparecida (Balneário Camboriú) e São Judas Tadeu (Barreiros), estendendo-se depois a outras dez paróquias multiplicadoras.
O secretário executivo da Cáritas Regional, Marcos Tramontim, também esteve presente e apresentou a Política de Bazares Solidários, que orienta e fortalece práticas de economia solidária, consumo consciente e justiça social.
