Em preparação para o Natal, com a Campanha 10 Milhões de Estrelas, a Rede Cáritas Brasileira dá continuidade à Campanha da Fraternidade 2023, que trouxe o tema: “Fraternidade e fome”. Juntamente com o lema: “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16). Nesse sentido, a proposta da 10 Milhões de Estrelas é incentivar as comunidades, grupos, famílias e pessoas para gestos concretos de caridade, em especial, diante da situação da fome que persiste no país.
A Campanha é uma iniciativa que ocorre anualmente na Rede Cáritas, desde 2014. Trata-se de um gesto concreto individual e coletivo, na perspectiva da consolidação da justiça social, da cultura de paz e da vivência da fé que ilumina e busca solução para os dramas humanos socioeconômicos e da emergência climática.
E, para a concretização da solidariedade que transforma, numa atitude comprometimento com as pessoas em situação de exclusão social, você pode adquirir uma vela ou um kit do advento, que lembra a Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, que revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã, para onde levaram ajuda/presentes ao menino Jesus e sua família.
Cada vela da Campanha 10 Milhões de Estrelas está com o valor de 6 reais ou um kit com quatro velas, nas cores do Advento, por 20 reais. O valor coletado é utilizado para financiar projetos sociais que são acompanhados pela Rede Cáritas em Santa Catarina, com especial atenção às pessoas que estão em situação de pobreza ou que foram atingidas pela emergência climáticas, como os temporais e inundações em nosso estado de Santa Catarina.
No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas não têm acesso pleno à alimentação, de acordo com o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar. Um total de 125,2 milhões de pessoas, isso significa que mais da metade da população brasileira vive com algum grau de insegurança alimentar, desde leve até grave.
“A tontura da fome é pior do que a do álcool. A tontura do álcool nos impele a cantar. Mas a fome nos faz tremer. Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago”. Essa é uma frase emblemática de Carolina Maria de Jesus, poetisa brasileira, que descreveu suas experiências de vida para que pudéssemos ter um vislumbre da realidade da fome. Suas palavras causam desconforto e motiva-nos a lutar para que ninguém mais sofra com a “tontura de fome”, ou seja, como nos pediu Jesus: “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).
10 Milhões de Estrelas no mundo e no Brasil
O projeto 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí, a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo justo para todas as pessoas e espiritualmente conectado com Deus e com os irmãos e irmãs, isso independente de etnia racial ou crença religiosa.
O que é o Advento
O Advento é um período litúrgico vivido com muito amor pelos cristãos, é comum nesse tempo, nas celebrações religiosas, utilizar uma coroa com quatro velas, cada uma de uma cor. Essa tradição abrange as quatro semanas que antecedem o Natal. A vela roxa simboliza a introspecção, reflexão e a oração. A vela vermelha representa o amor, tanto o amor de Deus por nós como o nosso amor por Deus e pelos nossos irmãos e irmãs, e esse amor convida a gestos concretos. A vela verde é o símbolo da esperança que leva à perseverança. A vela branca representa a pureza, a vida em movimento e o nascimento de Jesus e da humanidade.
Importante destacar que a palavra “Advento” vem do latim e significa “chegada”, “aproximação” ou “vinda”. No contexto do Ano Litúrgico, o Advento é um período de preparação para uma das maiores celebrações cristãs: o Natal do Senhor.
Para saber mais, acesse o site asafloripa.org.br ou as redes sociais @asafloripa.
Fonte: Giovanna Dutra Meyer/ASA Floripa