Mitocôndrias

>
>
Mitocôndrias

O corpo humano é composto por milhões de células. No interior da célula existem estruturas que garantem o seu funcionamento. São as organelas. Uma destas organelas é a mitocôndria. É ela que fornece energia para que a célula cumpra suas atividades. São verdadeiras usinas produtoras de energia. Ela processa a energia a partir da alimentação ingerida pelo corpo.

Como se pode ver, as mitocôndrias são estruturas ativas e da sua atividade depende o bom funcionamento do corpo. Por outro lado, ela pode não funcionar bem. O seu não funcionamento provoca a morte da célula. Mas também quando produz pouca energia gera mau funcionamento das células com reflexos na vida de toda a pessoa. Pesquisas recentes buscam encontrar no seu mau funcionamento as causas de doenças, por exemplo, o Mal de Alzheimer.

Não sou entendido no estudo das células, muito menos no funcionamento das mitocôndrias. Creio, no entanto, que elas podem ajudar a entender como a mensagem do Evangelho pode se fazer presente na vida do cristão. A vida cristã precisa ser alimentada. E muitas vezes pode enfraquecer e levar ao colapso da vida de seguimento de Cristo. Os sacramentos, a Eucaristia, a oração, a escuta da Palavra de Deus, a prática da caridade… são meios que dispõe a pessoa a abrir-se à ação do Espírito Santo. É Ele que transforma a vida da pessoa. É Ele a força que renova a face da terra.

Os Evangelhos falam de guardar a Palavra. Isto acontece quando a Palavra se torna atitude, decisão, enfim, modo de viver. Assim, a pessoa é conduzida pela força do Espírito Santo. É Ele que dá a sabedoria para acolher a Palavra de Deus, entendimento para compreender o mundo em que vivemos. Dá força para enfrentar os desafios e tentações. Transforma nossos gestos em atos de coragem e testemunho.

O Espírito não pode ser uma força afastada da pessoa. Quer estar no mais íntimo, ali onde são tomadas as decisões. Mas a vida, tal como as mitocôndrias, deve ser alimentada. Desta forma se pode dizer como São Paulo: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. O Espírito Santo prometeu que ia recordar-nos tudo o que Jesus ensinou.

Artigo publicado na edição de junho de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 02

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, sc

artigoDom Wilson Tadeu JönckJornal da ArquidioceseMitocôndrias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA