Solenidade do nascimento de São João Batista
Lectio (leitura) – Lc 1, 76-79
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, que está na remissão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz.
Meditatio (meditação)
Nasce São João Batista, filho dos já idosos Zacarias e Isabel. O primo de Jesus vem para preparar os caminhos do Sol que nasce do alto e que nos visitará. A boca de Zacarias – emudecido por não ter crido no anúncio do anjo quanto ao nascimento do menino – solta-se em louvor a Deus, exaltando sua misericórdia. A missão do menino será grande, pelo que celebramos também a festa de seu nascimento com muita alegria.
Oratio (oração) – Rezar a música
Eu sou a voz, Cristo a Palavra. Voz passageira, Palavra eterna. Voz que se faz ouvir apenas para levar o Deus Palavra aos corações e preparar o caminho do Senhor.
Contemplatio (contemplação)
João era a voz, mas o Senhor era a Palavra desde o prin¬cípio. João era uma voz passageira; Cristo era desde o princípio a Palavra eterna. […] Quando lhe perguntaram: Então, quem és? Respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor. Voz do que clama no deserto, voz de quem quebra o silêncio. Preparai o caminho do Senhor, como se dissesse: Sou a voz que se faz ouvir apenas para introduzir a Palavra no vosso coração (De uma homilia de Santo Agostinho).
Missio (missão)
Também eu anunciarei Jesus, como voz que anuncia a Palavra eterna e como quem prepara seus caminhos neste mundo. A missão do precursor João Batista é também a minha, como seguidor de Jesus.
Artigo publicado na edição de junho de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 08
Por Pe. Paulo Stippe Schmitt