Artigo: É tempo de férias – Por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ

>
>
Artigo: É tempo de férias – Por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ
Praia da Lagoinha do Leste. Foto: Luz Alvarado/Unsplash

Não sei quantos brasileiros têm férias anuais, segundo o direito que lhes assegura a Constituição do Brasil. Mas a preocupação de muitos não é nem com as férias, e sim com a impossibilidade de terem a carteira de trabalho assinada. Esses sonham com uma situação que os ajude a superar a fase do desemprego ou do subemprego – fase muito humilhante para quem se encontra no auge de suas capacidades físicas e mentais.

Considerando aqui aqueles com direito a férias, seria interessante saber quantos deles têm condições de sair de seu mundo cotidiano, para conhecer outras realidades e conviver com outras pessoas. O litoral catarinense, especialmente no verão, mostra que esse número não é pequeno. São milhares e milhares de turistas que chegam de perto e de longe, com muitas malas no avião, no carro ou no ônibus, e muita esperança no coração. Tais pessoas querem fazer destas as férias inesquecíveis. Desejam descansar, após um ano marcado por trabalhos, preocupações e incertezas. No íntimo de cada pessoa há um profundo desejo de se realizar através de novas experiências, do encontro com a natureza, da prática de esporte, do conhecimento de outras pessoas ou localidades. Todos buscam a felicidade, o paraíso perdido e, talvez sem saber, o próprio Deus.

Encontrar Deus, contudo, não é fácil. A cultura secular de nosso tempo não lhe dá importância, tempo ou lugar. Espalha-se a convicção de que sonhos, problemas e inquietações podem ser resolvidos com dinheiro, lazer, conforto etc. Se, além disso, a vida da pessoa não for conduzida por uma perspectiva sobrenatural, viverá segundo a convicção que assim foi resumida pelo apóstolo Paulo: “Comamos e bebamos porque amanhã morreremos” (1Cor 15,32).

Para que as férias sejam restauradoras precisam de uma “alma” que as revigore. Evitando, pois, o que for desonesto ou nocivo, deve-se procurar uma harmonia entre o descanso e as exigências espirituais (leitura da Palavra de Deus, por exemplo), e escolher maneiras de se divertir que sejam dignas do ser humano. Não esquecer, além disso, que as férias nos possibilitam um encontro especial com a natureza: podemos contemplar as estrelas do céu, o sol que nasce, a flor com suas cores, o mar que cada hora é diferente… Tudo isso nos aproxima da experiência do Salmista, que cantava: “Os céus proclamam a glória de Deus” (Sl 19).

As férias são uma excelente ocasião para o cultivo do silêncio. Não penso na simples ausência de barulho, mas na capacidade que cada um tem de se escutar, de escutar os outros e de escutar Deus. Lembrava Santo Agostinho que Deus está no mais íntimo do nosso íntimo.

É tempo de férias. É tempo de descanso. Mas é também tempo de um encontro especial com Deus.

Artigo publicado na edição 2024, da Revista de Verão da Arquidiocese, página 3.

Dom Murilo KriegerDom Murilo Sebastião Ramos KriegerFériasLagoinha do Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA